Com aproximadamente 2.600 trabalhadores da saúde imunizados com a 1ª dose da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais está próxima de atingir a estimativa do Ministério da Saúde para a imunização deste grupo prioritário, conforme o que está previsto no Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19. A previsão do Ministério da Saúde considerou trabalhadores que exercem suas funções em serviços de saúde no município.
Segundo a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Carvalho, Pinhais segue o que está previsto nas esferas estadual e nacional. “Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 seguimos o que está preconizado nos planos Nacional e do Estado do Paraná. Portanto, esta classificação de quem tem direito a receber a vacina é com base nesta orientação”, ressalta.
Considerando que ainda muitos profissionais de saúde não foram vacinados, o prosseguimento da vacinação para este público depende do envio de mais doses de vacinas ao município pelo Governo Estadual.
Trabalhadores da Saúde
Na descrição dos Grupos Prioritários e recomendações para a vacinação, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 considera como trabalhadores de saúde a serem contemplados na vacinação os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.
De acordo com o que está descrito no Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19, é considerado trabalhador de serviço de saúde a pessoa que exerce as atividades laborais em instituições públicas e privadas prestadoras de serviços de internação hospitalar, e de serviços ambulatoriais de saúde.
A descrição dos grupos prioritários para vacinação pode ser acessada nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de vacinação diretamente no site da Prefeitura de Pinhais: coronavirus.pinhais.pr.gov.br/informes.