A vice-prefeita Rosa Maria (Republicanos), presente a sessão em plenário da terça-feira (17), discursou, após as Explicações Pessoais, exaltando a homenagem da Casa com Moção de Pesar aos familiares do servidor municipal “Susco”, falecido recentemente. ”Tenho acompanhado as sessões em plenário pelo YouTube, mas, hoje, fiz questão de comparecer pessoalmente, pela Moção de Pesar aos familiares do nosso querido “Susco”. Nosso querido, saudoso amigo Susco, teremos muita saudade dele. Ele, todas as manhãs, enviava para mim e a prefeita Marli, uma mensagem de ‘bom dia’. Seu neto Ari, foi meu aluno na quinta série. Meus sentimentos a toda a família”, saudou.
Rosa lembrou que o saudoso “Susco” era um apaixonado por Pinhais, pelas pessoas, pelos servidores, tendo honrado seu trabalho e os servidores municipais. “A vida é efêmera, muito passageira. E creio que a maior lição que o Susco tenha nos deixado é que devemos dizer ‘eu te amo’ todos os dias. Seu legado como pai, avô, amigo, servidor será imenso, uma lição de muito amor”, homenageou.
A vice-prefeita parabenizou a Casa pelo grande volume de trabalho nesta sessão, de duração de quase três horas. Em que foram votados projetos fundamentais como, o Plano Plurianual (PPA) e o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo para criação do JARI (Junta Administrativa de Recuperação de Infrações), que deverá amparar os trabalhos da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança Pública, que está sendo estruturada para entrar em funcionamento pleno a partir de janeiro de 2022. ”Fiquei impressionada com o volume de trabalho nesta sessão. Meus parabéns”, elogiou.
COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO
Rosa também destacou o empenho do vereador Joãozinho Ribeiro em tentar emplacar seu projeto de lei rejeitado na Comissão de Justiça e Redação. ”O vereador cumpre seu papel de representar a comunidade. Mas, por outro lado, o Poder Legislativo deve pautar-se sempre pela legalidade. Este é um espaço de debate político, mas, antes, é preciso que cada projeto passe pelas comissões. Aliás, parabenizo o trabalho das comissões internas da Casa, são elas que garantem a legalidade. De qualquer forma, meus parabéns vereador Joãozinho, se o projeto é de interesse do povo, deve-se lutar para que seja debatido em plenário”, considerou.
HARMONIA E RESPEITO
Quanto a reclamações pontuais de alguns vereadores sobre o atendimento de alguns servidores, a vice-prefeita enfatizou que o município conta com servidores muito qualificados, mas, sempre em busca de aperfeiçoamento. ”Nosso quadro é de grande qualificação, mas, também, sempre em busca de aperfeiçoamento. Além de estarmos todos abertos ao diálogo para encaminhar situações que possam ser melhoradas. Atender bem as pessoas, o povo, os vereadores, as lideranças comunitárias é nossa função, nossa obrigação. As relações de poder precisam ser harmoniosas e sobretudo respeitosas. Aproveito para agradecer a parceria desta Casa com o Poder Executivo. Hoje, foi aprovado, em primeira discussão, um projeto importantíssimo, o Plano Plurianual, que é a nossa bíblia, a nossa bússola para a gestão. Isso não é brincadeira. Temos de seguir o Plano Plurianual. Muitas vezes, uma ação que a gente queira encaixar não está no programa. Queremos trabalhar juntos, pois todos queremos a mesma coisa, vereadores e a prefeitura”, pontuou.
Parabenizou aos novos vereadores e aos reeleitos pela união entre todos. ”Porque nossa gestão, ainda que com divergências, quer o melhor para a população”, destacou.
A aprovação do JARI, por exemplo, foi valorizada pela vice como parte da implantação da Secretaria Municipal de Trânsito, e que vai de encontro a outros projetos fundamentais como, o Plano Diretor Municipal e o Plano de Mobilidade. ”Estamos estruturando todas as diretrizes para que a nova secretaria caia como uma luva dentro de todos esses projetos. E a criação do JARI faz parte disso”, sublinhou.
ENFRENTAMENTO AO COVID-19
Ao encerrar, a vice-prefeita reiterou que a prefeitura está sempre a disposição para o diálogo, e para avançar na gestão. Ao comentar sobre o próximo decreto municipal de enfrentamento ao Covid-19, observou que Pinhais não pretende ser tão restritiva quanto o último decreto de Curitiba. “A capital é sempre balizadora de nossas ações. Mas, desta vez, a intenção não é sermos tão restritivos quanto Curitiba. A prefeita Marli tem voz forte nas reuniões da Asssomec, creio que amanhã já teremos algo definido sobre isso. Mas, o que precisamos mesmo é defender a vinda de mais vacinas, para que tudo possa voltar à normalidade. Com mais gente vacinada, o comércio poderá voltar a funcionar normalmente, os pequenos não sendo penalizados, e as escolas poderão voltar com as aulas presenciais. Vejamos o quanto tem sido preocupante as consequências desta situação. Hoje é Dia de Combate ao Abuso Infantil e Adolescente. O número de casos de abusos cresceu durante a pandemia. Longe da escola, os menores ficam mais vulneráveis. Peço a todos os vereadores que nos ajudem na conscientização de que a vacinação precisa acontecer de forma acelerada para voltarmos a vida normal. Minha solidariedade a todas as famílias que perderam seus entes queridos para a Covid. E não tirem a máscara por nada, usem álcool em gel, continuem se cuidando muito”, despediu-se.
Presidente Marcinho valoriza implantação da Muralha Digital, projeto de segurança pública
O presidente do Poder Legislativo de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), valoriza a importância de uma grande inovação tecnológica que deverá ser implantada no município: a Muralha Digital. ”Será um investimento de R$ 2,5 milhões e faz parte do plano de governo para a segurança pública.
A Muralha Digital constitui-se numa ampla rede de monitoramento digital por toda a cidade, a fim de auxiliar enormemente no combate a criminalidade. Serão adquiridas câmeras que farão a leitura da placa dos veículos dirigidos por suspeitos, criando uma estrutura interligada com sistema de alarmes, câmeras patrimoniais, câmeras de rua e a atuação conjunta com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Tudo isso vai facilitar e agilizar o trabalho da Guarda, que contará com, também, novas câmeras mais modernas na Central de Monitoramento.
A Muralha Digital permitirá o monitoramento por câmeras de todos os locais por onde o veículo passou, os horários, quantas vezes entrou e saiu do município, além da identificação das placas. Uma inovação tecnológica que já vem sendo utilizada em diversos países, constituindo-se em tecnologia de ponta. Nós, do Poder Legislativo, ficamos muito felizes em apoiar esse projeto e em saber que mais uma proposta do plano de governo da prefeita está sendo cumprida.
Mais segurança pública e combate ao crime é uma das grandes propostas da gestão, que será realizada num grande trabalho conjunto entre a Guarda, e as polícias Militar e Civil. É muito bom saber que nossa cidade, mais uma vez, encontra-se a frente de tantos municípios, aderindo a projetos inovadores que já são utilizados em países que investem em tecnologia de ponta”, elogiou Marcinho.
Binga defende que polícia vá atrás, também, dos receptadores de bicicletas roubadas
O vereador Binga (Cidadania) abriu seu discurso destacando emenda parlamentar para a saúde enviada a Pinhais pelo deputado federal Rubens Bueno, colega de partido. ”O colega de partido, deputado Rubens Bueno enviou ao nosso município emenda destinada a saúde, especificamente, para o enfrentamento a Covid-19”, lembrou.
O vereador ainda teceu comentários sobre o trabalho dos servidores municipais, acrescentando que não se pode generalizar quando se faz críticas a um ou outro servidor. ”Ontem, atendi um caso de Covid-19 por volta das 9h30 da noite. Liguei no plantão da prefeitura, ninguém atendeu. Mas, rapidamente a secretária e a servidora Lu rapidamente nós atenderam, ambas excelentes.Então, é preciso muita tranquilidade ao criticar, porque o nosso funcionalismo, assim como o de qualquer esfera, seja estadual ou federal, tem suas questões.Na Secretaria de Obras, problema relatado aqui, creio que tenha sido um mal entendido. A Secretaria de Obras tem serviço demais. E há um diretor que estava com problemas de saúde na família há cerca de quinze dias. O secretário, com tanto serviço, e um diretor passando por problemas de saúde, certamente, fica um tanto estressado. A secretaria tem feito um grande trabalho com o Mário e esse mal entendido precisa ser desfeito. Aqui, em Pinhais, secretários, diretores, servidores costumam fazer um trabalho excepcional”, considerou. Binga agradeceu a secretária de Assistência Social, Rosângela, pelo bom atendimento recebido ao atender munícipe. ”Nos CRAS, pode ocorrer de um ou outro servidor estar estressado pela pandemia. As salas de atendimento são pequenas, entra gente com Covid-19 solicitando assistência, junto com outros sem Covid-19. Enfim, é a situação que pegou a todos de surpresa essa pandemia”, colocou. Reiterou, ainda, que é preciso fiscalizar as festas e baladas no município. ”Se cuidem na casa de vocês, também. E peço que fiscalizem intensamente as baladas. Mas, em casa, é preciso cuidar com visitas. Não deixei minha mãe receber visitas porque estavam sem máscara.Disseram que eu não queria deixar verem minha mãe. Minha mãe nem tomou a segunda dose da vacina, ainda. Todo cuidado é pouco até dentro de casa”, alertou.
Carlinhos do Eliza valoriza reta final da duplicação da Avenida Maringá, que trará melhorias estruturais ao trânsito
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) comentou na tribuna sobre reunião da qual participou com o secretário de Obras, Mário Stier, a pedido de alguns comerciantes para tratar de algumas questões sobre a obra de duplicação da Avenida Maringá.
“A reunião foi a pedido de alguns comerciantes como o Polaco, do Mercado Prata, que tem a panificadora Santo Antônio na avenida; o Carlos, do posto Alphaville; o Bruno, da Casa Xavier e o Edilson, do Conjunto Akila. Eles queriam saber como ficarão algumas questões como, estacionamento, fluxo de veículos. Ficamos felizes com a reunião. A obra de duplicação está na reta final, com conclusão prevista para daqui a dez meses e terá estacionamento, ciclovias, calçadas, lombadas elevadas. A avenida não terá mais sinaleiros, lá no posto Alphaville esquina com a Graciosa, por exemplo, não terá mais sinaleiro. Será feita uma rotatória, agilizando o trânsito, melhorando o fluxo de veículos. A pedido da escola do Conjunto Akila, haverá sinalização para garantir a segurança de frequentadores da instituição de ensino. Enfim, a obra trará grandes melhorias ao trânsito, tanto para quem mora em Pinhais como para quem usa a via como passagem, vindo de outros municípios. Lembrando que sua finalização só foi possível devido a emenda parlamentar de R$ 3 milhões trazida pelo deputado Luizão, podendo-se, assim, finalizar a duplicação até a Graciosa”, pontuou.
Nas Explicações Pessoais, parabenizou a vice-prefeita Rosa Maria, presente a sessão, pelas grandes obras de infraestrutura que a gestão tem planejadas. ”Parabéns, vice-prefeita. Estive na Secretaria de Obras e pude conhecer alguns projetos em andamento, a exemplo dos quatro eixos de ligação. Um deles é a ligação da Castelo Branco até a Graciosa. Outro, é a duplicação da Avenida Jacob Macanhan, da Rua Helena Bachmann Mullmann até a Graciosa, além do eixo de ligação da Avenida Iraí com a Gustavo Fruet, um sonho essa obra que já está com projeto sendo desenhado. São 55 propostas no plano de governo que passam por aprovação desta Casa, com vereadores apresentando emendas, sugestões, tudo para melhorar o atendimento às demandas do cidadão”, valorizou.
Joãozinho Ribeiro refaz projeto de lei rejeitado em Comissão e busca nova tramitação
O vereador Joãozinho Ribeiro ressaltou em seu discurso, nas Explicações Pessoais, que já preparou um novo projeto de lei em substituição ao anterior, rejeitado na Comissão de Justiça e Redação por inconstitucionalidade. E que agora colhe assinaturas o suficiente para que seu projeto volte a tramitar. ”Já pedi desculpas, com muita humildade, e agora colho assinaturas de colegas vereadores para que meu projeto volte a tramitar. Tenho a defesa pronta, com as devidas correções dos vícios apontados e acrescido da fundamentação jurídica, que é a decisão do TJ de São Paulo sobre matéria de mesmo teor e que foi declarada constitucional por colegiado. Inclusive, o referido projeto foi aprovado no município de São Paulo e sancionado pelo então prefeito Mário Covas. Foi declarado constitucional na capital do estado de São Paulo, um município muito maior que Pinhais. Então, gostaria que meu projeto voltasse a tramitar na Casa. Gostaria que fosse debatido em plenário, deixando ao plenário a decisão de aprová-lo ou não. Se não for aprovado em plenário, ficarei satisfeito, pois, ao menos foi debatido no plenário desta Casa. Falta a assinatura de dois vereadores para eu conseguir colocá-lo em tramitação, novamente, entre vereadores que não fazem parte da comissão, pois, estes não podem assinar”, argumentou, sem especificar qual o teor do projeto de lei.