Os produtos dos kits de alimentação escolar fornecidos pela Secretaria Municipal da Educação às famílias dos 140 mil estudantes da rede municipal têm ajudado a garantir refeições saudáveis durante o período de ensino remoto, devido à pandemia do novo coronavírus.
Já foram entregues 1.282.377 kits desde o início da pandemia, o equivalente a 16,7 mil toneladas de alimentos.
Cada kit pesa em média 13 quilos e inclui arroz, feijão, sal, óleo, farinha de trigo, fubá, leite, frutas e legumes.
“Faço uma comida gostosa, como a sopa que meus meninos adoram, usando o macarrão e os legumes”, contou Eliane de Souza, mãe do Gabriel de Souza, matriculado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Flora Munhoz da Rocha, no bairro Tatuquara.
O fornecimento do kit busca suprir as necessidades nutricionais das crianças e estudantes enquanto durar o ensino remoto.
“Curitiba se organizou rapidamente para garantir a segurança alimentar. As entregas estão sendo feitas regularmente desde o início da pandemia”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Têm direito à alimentação todas as famílias com filhos matriculados na rede municipal de ensino – escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados. Neste último caso, apenas para as crianças que entram em vagas ofertadas pela prefeitura.
As retiradas são feitas diretamente nas unidades onde a criança está matriculada, respeitando o distanciamento social e com uso de máscara. As unidades estão equipadas com tapetes sanitizantes e totens de álcool gel.