Em comemoração ao Dia Internacional dos Enfermeiros e ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no último dia 12, quarta-feira, crianças e adolescentes escreveram cartas em agradecimento ao trabalho dos profissionais durante a pandemia do coronavírus.
A diretora da unidade de ensino, Mirian Montin, explica que a iniciativa foi aberta a todos os alunos do colégio, sendo que a participação aconteceu de forma espontânea. Ao todo foram escritas aproximadamente 400 cartinhas. Ela diz que o objetivo foi trabalhar o valor da gratidão, afinal são os profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19, sendo uma forma de demonstrar carinho e toda a gratidão por cuidar das pessoas nesse momento tão delicado.
A entrega da cartinha foi realizada por integrantes do colégio que também doaram aos profissionais o livro “Esperança na Crise”. Na quarta-feira (16), o grupo entregou as cartinhas em 11 Unidades Básicas da Saúde do município, e na quinta-feira (13), no drive-thru no Expotrade. Foram momentos para conversar com os profissionais, levar uma palavra de fé e agradecimento ao bom trabalho praticado à população.
Essa foi uma ação que encantou todos os envolvidos, mencionou a diretora do colégio Mirian Montin. “Quem recebeu a carta, tocou no seu íntimo, o coração esquentou. Aliás, vi até crianças se emocionando, chorando, tanto quanto um profissional que recebeu. Isto é uma questão que contribui para a formação das crianças e assim construiremos um mundo melhor. Também senti que a repercussão foi maravilhosa. Toda vez que conversamos com os profissionais, a resposta que tivemos foram chuvas de agradecimento, mas não fizemos tudo isso por esse ponto, foi porque precisamos reconhecer e parabenizar o trabalho desses profissionais”, afirmou.
Acompanhando a entrega das cartinhas, a diretora do Departamento de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde, Viviane Maysa Tomazoni, disse que a repercussão entre os profissionais foi extremamente positiva e que esse gesto marcou a todos. “Esse foi um momento bastante importante, onde as equipes estão desgastadas, afinal estamos há um ano e três meses no meio da pandemia e toda a rotina de trabalho foi modificada. As equipes leram as cartinhas, e embora seja algo tão simples, foi extremamente gratificante. Tivemos muitos servidores elogiando, felizes, emocionados, que viram que vale a pena estar aqui e trabalhar na área da saúde, mesmo o momento sendo dos mais difíceis. Foi um dia diferente, um dia de emoção, nossas equipes mereceram e estamos muito felizes, e tenham certeza que vamos guardar com muito carinho cada cartinha”, disse Viviane.