Marcinho se pronuncia sobre expectativa de ronda extensiva no Parque das Águas e Estrada Ecológica

Marcinho se pronuncia sobre expectativa de ronda extensiva no Parque das Águas e Estrada Ecológica

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 11/05/2021

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho (PSD), afirma acreditar na competência da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil do município para enfrentar a criminalidade que tem ocorrido no Parque das Águas e Estrada Ecológica. Seguidos assaltos a ciclistas têm acontecido nestes locais, que fazem parte das Ciclorrotas da Região.

”É lamentável o que está ocorrendo. Creio que após reunião de alguns vereadores com representantes da Guarda Municipal e da PM do município, uma ronda extensiva passará a ser realizada nos locais, muito utilizados por ciclistas, principalmente, de manhã cedo. É fundamental que as ocorrências sejam todas registradas a partir de Boletins de Ocorrência, a fim de que as polícias e a Guarda tomem conhecimento da situação. Muito provavelmente, trata-se de uma quadrilha que veio de fora do município, com mais gente envolvida, a exemplo dos receptadores, que compram as bicicletas roubadas. A expectativa é de que haja intenso trabalho das forças policiais do município para combater e punir esses criminosos. Muito preocupante, não bastassem outros tipos de criminalidade, ainda contarmos com áreas de esporte, lazer e turismo sendo visadas por criminosos. Se a provável quadrilha estiver atuando fora do município, também, as forças policiais do estado precisam ser acionadas”, pontuou.

Carlinhos do Eliza afirma que a Guarda e a PM deverão fazer ronda extensiva na Rota do Ciclismo para combater assaltos a ciclistas

Vereador Carlinhos
Vereador Carlinhos

O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) comentou na tribuna que, após reunião com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, o policiamento deverá ser reforçado na Estrada Ecológica e Parque das Águas, onde frequentes assaltos a ciclistas para roubar bicicletas têm ocorrido.

“Na quarta-feira, eu, o vereador Binga e alguns ciclistas conversamos em reunião com o major Mendes, da Guarda Municipal, e o tenente Meirelles, da Polícia Militar. Eles comprometeram-se a fazer um patrulhamento reforçado na Rota do Ciclismo. Porém, relataram que nos registros policiais do município não constam as ocorrências de assaltos nesses locais, em razão de não terem sido feitos Boletins de Ocorrência. De janeiro até o momento, só há registro de quatro ocorrências. Por isso, é importante que se faça Boletim de Ocorrência, para as polícias e a Guarda estarem a par do que está acontecendo. O B.O. pode ser feito na Delegacia ou pela internet. Ontem, pela manhã, aliás, houve mais uma tentativa de assalto a ciclista no Parque das Águas”, comentou.

O vereador acrescentou que acredita tratar-se de uma quadrilha de fora do município que está agindo nesses assaltos com o intuito de vender as bicicletas.

“Não se compra uma bicicleta por menos de mil reais. Enquanto a polícia ou a Guarda não pegar esses assaltantes, irão continuar agindo. É importante que os ciclistas não parem com o esporte, temos de parar é com a bandidagem no município”, declarou.

Carlinhos defendeu a ainda a criação da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração) no município, para a Secretaria Municipal de Trânsito. ”A Junta é uma defensora do munícipe. O major Mendes, que está a frente da Secretaria de Trânsito, está montando e implantando as políticas da pasta até agosto, setembro, a fim de em janeiro de 2022 pôr o pessoal da secretaria nas ruas, em fase de teste. Não se trata de multar por multar, mas de educar para o trânsito. Assim, a JARI vai dizer se a multa procede ou não. Será um avanço. Sem ela, não poderemos montar a Secretaria de Trânsito”, defendeu.

Binga defende que polícia vá atrás, também, dos receptadores de bicicletas roubadas

Vereador Binga
Vereador Binga

O vereador Binga (Cidadania) colocou na tribuna a reunião com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para tratar dos frequentes assaltos a ciclistas no Parque das Águas e Estrada Ecológica. “Fomos muito bem recebidos pelo major Mendes e o tenente Meirelles. Só que os assaltos continuam. Malandro não pode se criar na nossa cidade. É preciso combater esses bandidos que estão atuando aqui. Acredito que será necessário pegar os receptadores da quadrilha, também, os que compram as bicicletas roubadas, pois, são igualmente criminosos. Protocolamos o pedido de reforço ao policiamento. Espero que o poder público tome providências. Se não resolver, vamos falar com o coronel Jefferson”, considerou.

Binga pediu desculpas ao vereador Joãozinho Ribeiro por, como relator da Comissão de Justiça e Redação, não poder ter aprovado projeto de lei do colega. “Peço desculpas ao colega, a quem estimo muito, mas não foi possível aprovar o projeto por orientação da competente assessoria jurídica da Casa, que encontrou vício de iniciativa. Fico triste quando acontece isso na Comissão, mas, temos de fazer tudo dentro da legalidade e da constitucionalidade”, lamentou.

Joãozinho Ribeiro alega não encontrar justificativas para recusa a projeto de sua autoria na Comissão de Justiça e Redação

Vereador Joãozinho Ribeiro
Vereador Joãozinho Ribeiro

O vereador Joãozinho Ribeiro lamentou, ao discursar na tribuna, a não-aprovação de seu projeto de lei pela Comissão de Justiça e Redação da Casa.

“Aceito, mas, não entendo a recusa de meu projeto pela Comissão de Justiça e Redação, cujo relator é o vereador Binga. A justificativa foi uma baboseira que não dá pra engolir. Apresentarei a decisão de um colegiado do TJ de São Paulo sobre a legalidade de projeto semelhante, de mesmo teor. A Comissão alega que meu projeto está eivado de vícios, que seria inconstitucional. Mas, irei refazê-lo e apresentar novamente o projeto, desta vez, com o parecer jurídico. E tenho mais oito projetos de lei para encaminhar a Comissão. Espero que não aleguem ilegalidades, também”, indignou-se, sem revelar o teor do projeto recusado.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress