A Prefeitura de Pinhais, por meio da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Saúde, alerta sobre a atenção com a segurança na utilização de moedores de carne. É importante a prevenção aos acidentes de trabalho que envolvem esse equipamento.
De acordo com Ana Carolina Damas Padilha Zonato, da Seção de Saúde do Trabalhador, alguns acidentes de trabalho com moedores de carnes têm sido alvo de investigação no município. “Em alguns casos houve a perda de membros superiores como mão e dedos. Quase sempre quando ocorre um acidente, há questionamentos sobre operação e manutenção das máquinas, mas a maior parte já vem com lembrete do próprio fabricante sobre possíveis danos se não houver observação dos avisos de segurança”, alerta.
“Em se tratando de uma máquina moedora de carnes especificamente, além de lembretes o mesmo tem acessórios, que evitam que o trabalhador exponha os seus dedos ou partes deles ao perigo. É de suma importância que o empregador forneça os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva corretos para que o trabalho seja executado com a maior segurança possível”, completa Ana Carolina.
É necessário reforçar os cuidados que devem ser tomados em relação à segurança do trabalhador na utilização desses equipamentos. Confira algumas orientações:
– Nunca use a máquina enquanto não estiver treinado e conhecer totalmente o manual de operações;
– Este tipo de máquina possui partes cortantes, nunca coloque a mão ou dedos no interior da mesma, ou em partes girantes com a máquina em operação;
– Nunca opere a máquina sem que todas as partes e proteções estejam em seus devidos locais. Todo moedor de carne deve possuir sistema de segurança que impeça o ingresso das mãos e dedos do operador na área do bocal que dá acesso à rosca sem fim;
– A empresa deve formular um procedimento escrito sobre o passo a passo para uma operação segura do moedor de carne;
– Nunca use, afie, limpe, desmonte ou faça qualquer outro trabalho na máquina ou partes dela, antes de desconectá-la da rede elétrica (leia o manual de operações);
– Sempre desligue a máquina quando não estiver usando.
Serviço
Para mais informações sobre este assunto, entre em contato com a Vigilância em Saúde do Trabalhador pelo telefone (41) 3912-5330. Funcionários podem denunciar irregularidades relacionadas à segurança e saúde das empresas onde trabalham. O contato deve ser realizado com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone que também funciona como WhatsApp (41) 3912-5313 ou pelo e-mail: ouvidoria.saude@pinhais.pr.gov.br.