Câmara de Piraquara protocola pedido de informação destinado à Secretaria de Saúde

Câmara de Piraquara protocola pedido de informação destinado à Secretaria de Saúde

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 07/04/2015

Na sessão da última terça-feira, dia 9, os vereadores de Piraquara, mais uma vez denunciaram o uso indevido de carros oficiais da Prefeitura. De acordo com os parlamentares, alguns servidores da Secretaria da Saúde estariam utilizando os veículos para fazer suas compras em supermercados da cidade. O fato gerou um pedido de informação, feito pelo vereador Adriano, ainda durante a sessão. O pedido foi assinado por todos os vereadores presentes e encaminhado à Secretaria de Saúde, solicitando as devidas explicações.

Meio Ambiente

Outro assunto que pautou a sessão, foram as críticas feitas à secretária de Meio Ambiente. Alguns vereadores reclamaram da falta de roçadas em algumas vias do município, inclusive nas ruas centrais da cidade, perto de escolas, da Prefeitura e da Câmara Municipal. Outros parlamentares demonstraram muita preocupação com os focos propícios para proliferação da dengue. A não atenção a seus pedidos, bem como a falta de atitude por parte da secretária para buscar atender estas demandas, também foram alvo de duras críticas por parte dos vereadores.

Na oportunidade, o vereador Adriano lembrou que a Câmara Municipal aprovou uma lei que autoriza a Prefeitura notificar e até multar os proprietários de terrenos onde não estão sendo feitas as roçadas. Já o vereador Erondi afirmou que o maior problema está na falta de educação de algumas pessoas, que não colaboram com a manutenção da limpeza na cidade.

Pedido de informação solicitado por Adriano será entregue ao Prefeito Marquinhos

Vereador Adriano
Vereador Adriano

Após ouvir reclamações de alguns vereadores sobre o uso indevido de carros da Prefeitura por alguns funcionários, Adriano Cordeiro(PTB) sugeriu que fosse feito, ainda na sessão, um pedido de informação para encaminhar denúncia ao Prefeito Marquinhos. “O servidor municipal não pode utilizar o carro da Prefeitura em beneficio próprio, diz Adriano.

Ao final da sessão foi apresentado o pedido de informação. O documento foi assinado por todos os vereadores presentes e será entregue ao Prefeito Marquinhos.

Ruas tomadas pelo mato

Adriano Cordeiro lamentou ainda as péssimas condições de algumas ruas, onde a Secretaria de Meio Ambiente não tem feito o serviço de roçada. “Quero lembrar a existência de uma lei municipal que prevê a notificação e multa dos proprietários que deixam de fazer a roçada de seus terrenos. Portanto cumpra-se a lei. Não estamos aqui trabalhando a toa, ao aprovar uma lei queremos que seja aplicada, cobrou Adriano.

Para o vereador, mesmo sabendo que estão acontecendo obras de pavimentação em vias por todo o município, ainda assim irá cobrar aquelas que não foram executadas. “Afinal, nosso munícipe precisa de melhores condições de trafegar em Piraquara, completa Adriano.

Viação Piraquara

Em relação ao fato de a empresa de ônibus Viação Piraquara ter adquirido novos ônibus, Adriano afirma que ela não faz mais que a sua obrigação. “O usuário paga bem caro e tem todo o direito de ser bem atendido. Além disso, com novos ônibus a empresa irá diminuir suas despesas com manutenção. Na verdade, a Viação está pensando apenas em diminuir seus gastos, pois se estivesse preocupada com o usuário já teria colocado os pontos de ônibus que assumiu o compromisso de fazer, mas não fez”, comenta.

Não somos fiscais de obras, mas queremos explicações, afirma Pastor Valdeci

Vereador Pastor Valdeci
Vereador Pastor Valdeci

Ao começar seu discurso, Pastor Valdeci(SD) agradeceu ao secretário de Obras, Girlei, e sua equipe, por ter atendido alguns de seus requerimentos. “As vezes, só porque visitamos e acompanhamos e fiscalizamos de perto algumas obras, as pessoas acham que somos fiscais de obras, comenta Valdeci.

Carros oficiais

O vereador demonstrou ainda sua preocupação em relação às denúncias sobre os carros da Prefeitura que estariam sendo utilizados para outros fins. “Algumas pessoas solicitaram que fiscalizássemos também esse assunto. E se realmente estiver acontecendo é passível, inclusive, de demissão. Por isso, acho importante que o Executivo nos informe sobre esta questão, pois assim podemos dar uma explicação coerente aos munícipes, explicou .

Apoio à redução de vereadores

O Parlamentar também comentou a notícia que se ouve pela cidade sobre a possibilidade de aumento no número de cadeiras na Câmara de Vereadores. Segundo ele, nem os próprios vereadores estão discutindo o assunto. “Não entendo por que as pessoas de fora andam tão preocupadas com esta questão. Lamento por aquelas pessoas que ficam falando asneiras, em especial nas redes sociais, sem causa de conhecimento. Ao meu ver, de 9 a 13 cadeiras é bom, embora a Lei determine um número de até 17. Nós, vereadores dessa legislatura, estamos fazendo bem nossa lição de casa, haja visto o reconhecimento do Executivo, que colocou um outdoor na entrada da cidade agradecendo aos vereadores. Isso é economizar e aplicar bem o recurso público, tanto que estamos construindo um novo prédio da Câmara para melhor atender a população. Essas coisas as pessoas não comentam”, desabafa Valdeci.

Dia do Jornalista

Valdeci parabenizou a todos os jornalistas pela passagem de seu dia, 7 de abril. “Em especial parabenizo o senhor Luiz Belinack, jornalista e, agora, Cidadão Honorário de Piraquara, e também o diretor do jornal A Gazeta Metropolitana, João Aloysio, e sua equipe. Quero homenagear também a todos os jornalistas e veículos que não distorcem as informações, que levam a notícia correta e ajudam na construção de um país melhor. Neste momento, inclusive, acho que esta classe tem contriuído muito na questão das investigações sobre a corrupção, finalizou.

Vereador Baianinho sai em defesa do Prefeito Marcus Tesserolli

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

Bastante incisivo, Baianinho (PHS) defendeu o Prefeito Marquinhos com relação as locações de prédios para abrigar orgãos municipais. “Quantos gestores já passaram pela Prefeitura de Piraquara e nunca construíram os prédios necessários para a administração pública. Não adquiriram nem mesmo os terrenos para construir os prédios. E é por isso que hoje se faz necessário tantas locações, argumenta Baianinho. O vereador disse ainda que está na hora de cobrar o apoio dos deputados eleitos com ajuda dos vereadores e lideranças políticas de Piraquara. “Qualquer emenda será bem vinda, desde que contribua com o crescimento do município. Inclusive, esses deputados poderiam mandar emendas para que o prefeito Marquinhos pudesse fazer desapropriações em prol da cidade.

Atitudes severas

Quanto aos carros da Prefeitura que, segundo denúncias, estão sendo usados por funcionários de forma indevida, Baianinho pediu para que tirem fotos e apresentem à Câmara, pois assim o Legislativo Municipal tomará conhecimento e poderá tomar as devidas providências. “Se o Marquinhos receber as denúncias documentadas, certamente irá tomar atitudes sérias. E caso ele não o faça, aí nós vamos cobrar dele. Precisamos ser mais severos”, analisou.

Reclamação da oposição

Em suas explicações pessoais, o vereador Baianinho, em tom irônico, questionou a reclamação do vereador Gilmar que, em seu discurso, reclamou porque dois cargos da Prefeitura estão sendo ocupados por colegas de seu partido, o PSB. “Eu confio nas escolhas do Prefeito Marquinhos, e acho estranho um vereador reclamar de nomeações a membros de seu próprio partido. Vejo isso, inclusive, como falta de ética com a própria sigla partidária, afirmou Baianinho.

A dança das Cadeiras

Sobre a questão do aumento ou diminuição das cadeiras na Câmara Municipal, Baianinho justificou dizendo que quanto mais vereador tiver no município, maior representatividade politica a população terá. “Independente de quantos vereadores tiverem na Casa, o importante é que eles trabalhem com transparência e em prol do município. Assim como temos feito nesta legislatura, argumentou.

Parque das Águas

Quanto ao Parque das Águas, onde alguns reclamam da demora na execução das obras, o vereador lembrou que fazer uma obra em área seca, fica fácil. Mas, no caso do Parque das Águas, o que dificulta é o fato de ser feita em lugar de banhado. “Além disso, não podemos esquecer que vidas humanas estão em jogo. Acho que as obras estão andando sim, mas os vereadores têm o direito e a obrigação de fiscalizar. O que não podemos fazer é parar a cidade, acrescentou Baianinho.

Vereador Ernani Winter destaca Passeio Ciclístico do Dia do Trabalhador

Vereador Winter
Vereador Winter

Ernani Winter (PDT) ressaltou o Passeio Ciclístico em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. “Em cumprimento a Lei de Incentivo ao Ciclismo, de minha autoria, estamos organizando este grande evento. A saída será do estacionamento da Prefeitura de Piraquara, às nove horas da manhã, com destino ao Parque Trentino, onde será servido um almoço aos ciclistas. Logo após, haverá ainda o sorteio de sete bicicletas, além de muitos outros brindes para os participantes.

Título de Cidadão Honorário

No Dia do Jornalista, 7 de abril, Winter parabenizou a todos os profissionais da área, em especial ao jornalista Luiz Belinack, que foi homenageado com o Tíitulo de Cidadão Honorário, tendo a aprovação de todos os vereadores. “Fico honrado em poder conceder este título a um grande cidadão de Piraquara, um exemplo. Seu Luiz Belinack já esteve à frente de duas grandes e sérias instituições da cidade, São Roque e Dikaion. Muitas vidas já foram ajudadas através de suas mãos. Portanto, esta é uma forma de dizer muito obrigado por tudo que ele tem feito por nosso município”, declarou Ernani.

Pista de skate

Com muita alegria, Winter subiu à tribuna para parabenizar a todos os moradores da Vila Fuck, Vila Macedo e Guarituba, bairros que serão contemplados com uma pista de skate. “Agora, os jovens dessas regiões não precisarão mais se arriscar no asfalto para praticar esse esporte”, comemorou. De acordo com Ernani, a pista será construída junto a Praça da Vila Fuck.

Vereador Mamede agradece secretário de Obras, mas cobra outras melhorias

Vereador Mamede
Vereador Mamede

O vereador Mamede começou seu discurso agradecendo ao secretário de Obras Girlei por ter atendido o seu pedido. “Agradeço ao Girlei por me atender, mas precisamos saber o que houve com as obras do PAC, no Guaritiuba. A rua das Andorinhas, por exemplo, em um trecho de mais de 500 metros, está muito ruim, em péssimas condições”, alertou.

Focos de dengue

Mamede disse ainda que no conjunto Madre Tereza de Calcutá as águas estão passando por cima das calçadas e do asfalto. “Atrás do Colégio das Irmãs, na Iuri Danilenko, no Guarituba, está repleto de água parada, é preciso fazer uma drenagem com urgência. Piraquara não está preparada para combater a dengue, esse é um alerta muito sério. Devido às chuvas, as águas estão acumuladas por todo município”, denunciou.

O vereador citou também um terreno que pertence a Prefeitura, na rua Jairo Marcelino, no Bairro Ipanema, onde o mato está tomando conta da calçada.

Decreto do Governador

O Parlamentar citou um decreto do Governador, que veio para ajustar as áreas de Manancias, as subdivisões e os condomínios, e atinge em cheio a nossa Piraquara. “Este decreto veio em boa hora, pois acabou com aquelas obras das construtoras que faziam varias casinhas em um mesmo terreno. Agora terão de construir casas com 360m², apenas uma ou duas casas em cada terreno”, explicou Mamede.

Prédios públicos

Ainda em seu discurso, Mamede relatou a visita feita ao CESP-Centro de Especialidades Piraquara, onde, segundo ele, só tem dois funcionários no período da manhã trabalhando. “Apenas à tarde há atendimento médico à população. Acredito que precisamos rever esta questão de aluguéis para fins públicos, pois parece estar havendo desperdício, questionou Mamede.

Parque das Águas

Com relação ao Parque das Águas, de acordo com Mamede, a empresa contratada estava consciente das dificuldades que iria enfrentar quando assumiu o compromisso de realizar esta obra. “Estando ciente das dificuldades que iria enfrentar, a empresa contratada deveria prever os custos para finalizar os trabalhos”, analisou

Huller diz que secretária de Meio Ambiente precisa se preocupar com a dengue

Vereador Huller
Vereador Huller

O vereador Eugenio Huller (PHS)voltou a cobrar atitude por parte da secretária de Meio Ambiente. Ele disse que existem muitos focos de dengue no Bairro Guarituba e lamentou a possibilidade de em caso de infestação por dengue a Secretaria não esteja preparada para enfrentar o problema. “Existem muitas valetas a céu aberto acumulando água parada, tornando propicio a proliferação da dengue. A administração vai ter de gastar dinheiro público para resolver a situação. Além do que, as pessoas do bairro é que vão sofrer por este descaso, lamentou Eugenio Huller.

Novo terminal

Huller (PHS) relatou que, em companhia de outros vereadores, realizou uma visita a empresa de ônibus Viação Piraquara, na qual foi apresentada aos parlamentares a nova frota de ônibus que irá atender a população. “Nesta visita falamos sobre a construção do novo terminal. Agora, precisamos ter uma conversa com o Prefeito Marquinhos para conhecer e saber se existe um projeto para a construção do mesmo, indagou Huller.

Uso indevido da frota

Em relação à frota da Prefeitura, Huller relatou que ainda há funcionários que permanecem usando carros com a logo oficial para fazer compras em supermercados. Segundo o vereador, foi presenciada nova situação no último sábado. Eugênio aproveitou para pedir ao Prefeito Marquinhos que tome uma atitude para acabar com essa situação.
Após a denúncia do vereador, reafirmada por outros parlamentares, durante a sessão plenária foi redigido um pedido de informação, assinado por todos os vereadores presentes, encaminhado ao Executivo.

A educação é a base de tudo, afirma Erondi Lopes

Vereador Erondi
Vereador Erondi

“Infelizmente, a falta de educação é o centro de todos os outros problemas. Com esta afirmação, Erondi Lopes(PT)começou seu discurso, onde se mostrou solidário às reclamações dos demais vereadores que questionam tamanho descaso com o município. “Diversas ruas estão abandonadas e tomadas pelo mato, porém, isso acontece devido a falta de comprometimento dos donos dos terrenos. Em muitos lugares, as pessoas jogam lixo indevidamente. A impressão é que muitos parecem preferir jogar lixo nas ruas ao invés de utilizar a coleta pública. As vezes, a Secretaria de Meio Ambiente passa fazendo a coleta, e logo em seguida as pessoas jogam seu lixo nas ruas. Um povo sem educação não tem futuro, um povo sem educação não tem norte. Só conseguimos trilhar o caminho e saber onde queremos chegar através da educação e cultura”, afirma Erondi.

Prefeito viaja à Brasilia em busca de recursos

Erondi saiu em defesa do Prefeito Marquinhos que viajou a Brasília. “Não podemos esquecer que o Prefeito está em Brasilia em busca de recursos públicos para obras no município. Ao invés de ficar como muitos por ai, que só sabem criticar usando as redes sociais. Como seria possível executar alguma obra no município sem o apoio dos Governos Estadual e Federal? Pessoas, por falta de educação, ficam o dia todo nas redes sociais criticando tudo. Se a gente faz, criticam. Se a gente não faz, criticam também. Chegaram ao absurdo de criticar até a construção do novo prédio da Câmara de Vereadores, advinda de uma grande economia que fizemos. Nunca havia se visto algo sequer parecido ao que estamos fazendo nesta legislatura. Quero ainda lembrar que a arrecadação de nosso município é muito pequena, e sem as verbas dos Governos Estadual e Federal seria praticamente impossível administrar o município, justifica Erondi.

José Machado lamenta descaso da secretária de Meio Ambiente

Vereador José Machado
Vereador José Machado

José Machado (DEM) lamentou o fato de a secretária do Meio Ambiente estar com tamanho descaso, pois a rua Barão do Cerro Azul, ao lado da Câmara Municipal, está tomada pelo mato. Machado mostrou, em plenário, as fotos de um terreno da Prefeitura onde está intransitável ,e segundo ele, o pior é que por ali todos os dias as crianças sofrem para frequentar a escola. “São muitas ruas em péssimas condições no centro da cidade. A rua Tiradentes, esquina com Almirante Barroso, por exemplo, não tem nem rua, não há como as pessoas passarem. O Meio Ambiente parece não se importar com nossas denúncias, pois são situações as quais somos cobrados todos os dias. Mais uma vez estamos fazendo requerimentos, e esperamos ser atendidos pela secretária desta vez, acredita Machado.

Frota pública

Quanto aos carros oficiais sendo utilizados para fazer compras em supermercados, Machado disse que não é possível permitir que funcionários continuem usando esses veículos indevidamente. “O carro é pago com dinheiro público, assim como o combustível usado para estes deslocamentos. Precisamos saber o por que desta utilização”, questionou.

Número de vereadores

Falando em cargos públicos, o vereador comentou em relação a mudança ou não do número de cadeiras na Câmara Municipal. “Sou a favor de se manter as treze cadeiras atuais, pois assim, como está hoje, as coisas estão acontecendo a contento da comunidade, garante Machado.

Novo Terminal de ônibus

Na tarde da última terça-feira, dia 7, Machado disse que realizou uma visita muito importante. “Estive em companhia de outros vereadores para participar de uma conversa com o Everaldo, da empresa de ônibus Viação Piraquara. Um dos assuntos abordados foi a respeito da necessidade de construção do novo terminal de ônibus. Faremos em breve, também, outra visita ao Bairro Laranjeira, onde vamos verificar os terrenos para construção deste novo terminal. Sendo que terá o mesmo formato do terminal de Pinhais. Ou seja, a concessão do uso por alguns anos será vinculada a construção do espaço, informa o vereador.

Dia do Jornalista
No final de seu discurso, Machado parabenizou a todos os jornalistas pelo seu dia, comemorado em 7 de abril.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress