Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pinhais ganha sede própria

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pinhais ganha sede própria

Na cerimônia de inauguração também foi lançado o Programa de Recuperação das Atividades Econômicas (Superação).

No último dia 19, a Prefeitura de Pinhais inaugurou a nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE). Durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e empresários do município, também, foi lançado o Programa de Recuperação das Atividades Econômicas (Superação).

Sede própria

Com a nova sede, localizada na Avenida Ayrton Senna, 2.842, bairro Estância Pinhais, a secretaria passa a contar com um espaço próprio, onde antes localizava-se a Cooperativa de Criações Artesanais de Pinhais (Criarte), que foi transferida para o Bosque Municipal. Agora, com a sede própria, a Prefeitura economizará recursos para novos investimentos. A inauguração marca também o início da gestão do novo Secretário da pasta, José Martins, que passa o comando da Secretaria Municipal de Finanças para José Pedroza, profissional com larga experiência, que deixou a Prefeitura de Piraquara para assumir um novo “desafio” em Pinhais.

Mudança nas secretarias

Em entrevista exclusiva concedida a João Aloysio Ramos, diretor-fundador do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, José Martins explicou que a mudança no comando do Desenvolvimento Econômico faz parte de ajustes em algumas secretarias, determinados pela Prefeita Marli Paulino. Ele destacou ainda que está a disposição e preparado para colaborar com a Prefeitura em qualquer Secretaria que seja chamado para dar sua contribuição.

Ainda segundo Martins, o Emerson Bento, que estava no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assumiu a direção da Secretaria de Urbanismo, área que Emerson conhece muito bem.

“A Prefeita Marli pediu para eu comandar uma nova pasta. Será uma honra cumprir mais função de destaque nesses treze anos de serviços prestados à população de Pinhais”, disse José Martins.

Programa Superação

Sobre o lançamento do Programa de Recuperação das Atividades Econômicas (Superação), segundo Martins, são mais de vinte propostas, entre elas, o alvará integrado, que será feito pelo Departamento responsável, sendo o processo acompanhado até a liberação. Na ocasião, foi dado destaque ao Rede SIM , já implantado, que deve facilitar a consulta comercial.

Pinhais Compra Aqui

Outro programa importante é o ‘Pinhais Compra Aqui’, através do qual os comerciantes da cidade terão a oportunidade de vender para o município. Além disso, existe um programa de financiamento para ampliar o acesso às linhas de crédito que o município fará em parceria com uma sociedade garantidora. São R$5 milhões disponíveis, bem como a facilitação do pagamento de dívidas tributárias, entre outras alternativas. “Oficializamos, hoje, o plano de recuperação, mas, algumas medidas já implantamos, como o Rede SIM e o alvará integrado, que foi agilizado com menos burocracia -atualmente, fica pronto em três dias.

Integração e economia

“Aliás, com a nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, além da economia de recursos, por não pagarmos mais aluguel, todos os departamentos passam a atuar de forma conjunta, integrando equipes e economizando em recursos humanos, também, lembrou Martins.

Ainda, segundo o novo secretário, do ponto de vista externo, com a nova sede, será mais assertivo dar um retorno rápido ao cidadão, permitindo a racionalização dos processos num único ambiente. “A ideia é oferecer um espaço amplo e confortável ao empresário e empreendedor, constituindo-se num centro de buscas e visitação, onde ele poderá consultar alvará, tributação, administrativo e empregos, servindo ainda para debates de empreendedorismo. Enfim, passamos a contar com uma estrutura mais adequada. Antes, não tínhamos uma sala para receber o público, também”, esclareceu José Martins, destacando que Pinhais conta com 14 mil empresas registradas, porém, há muitos empreendedores informais, sem CNPJ. Um número difícil de contabilizar.

Pólo atrator

José Martins ainda acrescentou que o município continua sendo um grande pólo atrator de investimentos, por disponibilizar uma série de vantagens. “Contamos com uma gestão competente, de boa fama. Somos um município bom pagador, além de contar com excelente infraestrutura e logística. Pinhais está colada a capital, fica perto, também, do aeroporto, da saída para o Porto de Paranaguá e de outros municípios da Região Metropolitana. Em suma, constitui-se num dos melhores e mais procurados lugares do país para a instalação de empresas”, valorizou.

Plano de Governo

Segundo Martins, o objetivo da gestão da Prefeita Marli Paulino e de todos os secretários é continuar cumprindo o Plano de Governo, destacando obras de infraestrutura, a exemplo dos eixos de desenvolvimento do Autódromo, da Avenida Maringá, do Terminal, da Vila Amélia – com integração da Graciosa, junto com a nova ponte do Pineville, entre outras benfeitorias.

“Estamos dando continuidade ao prometido em campanha, pois, a meta é cumprir todas as propostas presentes no Plano de Governo. Sempre é uma honra fazer parte de um projeto exitoso, iniciado em 2009, com o Luizão, e entrando já no quarto mandato de serviços prestados a sociedade”, destacou o secretário.

Saúde e economia

Bastante entusiasmada com os avanços da cidade, a Prefeita Marli Paulino afirmou, em entrevista exclusiva a Gazeta Cidade de Pinhais, que, neste momento crítico de pandemia, a gestão trabalha com dois focos prioritários: a saúde e a economia. “Não podemos descuidar de nenhum dos dois aspectos, pois temos como prioridade preservar a vida das pessoas e a recuperação da economia. Em cem dias de gestão, já fizemos muito do que foi colocado em nosso Plano de Governo”, explicou.

Marli destacou ainda que a cidade não para e as obras continuam em andamento. “Todo dia, tem obra começando, prosseguindo ou sendo finalizada. Já o plano Superação demonstra que estamos trabalhando para contribuir para a retomada da economia. Por isso, nossas equipes estão sempre a postos, a disposição do setor econômico, a fim de que nossa cidade supere tantos desafios impostos pela pandemia”, afirmou a Prefeita.

Excelente trabalho

Representando o Poder Legislativo Municipal, o Presidente da Câmara de Pinhais, Vereador Marcinho (PSD), disse que o Secretário José Martins já faz um excelente trabalho na atual Secretaria, dando início ao programa Superação. “Ele sabe os pontos certos onde nossos comerciantes mais precisam de apoio para que o município se desenvolva e supere obstáculos trazidos pela pandemia”, destacou o parlamentar.

Harmonia entre os Poderes

Como presidente da Câmara Municipal, Marcinho lembrou a importância do apoio do Poder Legislativo para o êxito da gestão. “Sem dúvidas, nada acontece sem a aprovação da Câmara. Todos os projetos da Prefeitura precisam ser aprovados em plenário da Casa. E a união dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) é decisiva para o sucesso de uma gestão. Aqui, em Pinhais, contamos com essa harmonia. Quem sai ganhando com isso é a população, que conta com bons projetos e a execução de serviços de qualidade. Essa união, essa parceria, é reconhecida por gente de outros municípios. Inclusive, já comentaram comigo que Pinhais é abençoada. revelou Marcinho.

História de sucesso

Também presente a inauguração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o empresário César Renato Vasques Kulpa, diretor da Romanha, empresa do setor alimentício, sediada em Pinhais desde 1990, contou um pouco da história da empresa.

Especializada em produção de massas frescas para pastel, pizza, capeletti, ravioli e outras, a Romanha, que produz mensalmente em torno de 300 a 400 toneladas de massas, está presente no município há 31 anos, chegando antes da emancipação, em 1992. Nesses anos, em Pinhais, César tem acompanhado o grande desenvolvimento do município, em paralelo ao de sua empresa, que começou com 70 funcionários e atualmente conta com 250 colaboradores.

Divisor de águas

Segundo César, “a cidade tem crescido muito, principalmente, a partir da gestão do ex-prefeito Luizão, iniciada em 2009. Sem dúvidas, a era Luizão foi um divisor de águas. Quando chegamos aqui, não havia asfalto na rua da sede da nossa empresa, o que representava um problema sério para quem atua no setor alimentício, pois levantava muita poeira. Na época, Tentamos obter asfalto com os prefeitos anteriores e não conseguimos. Porém, quando o Luizão assumiu a Prefeitura, no segundo ano do primeiro mandato dele, conseguimos o asfalto”, lembra o empresário.

Efeitos da Pandemia

Com relação a atual pandemia, o diretor da Romanha disse: “Até agora, não fomos afetados por atuarmos com um setor essencial: alimentação. Ao contrário, obtivemos um aumento nas vendas. Mas, verificando a queda de poder aquisitivo da população, isso pode repercutir em nossa rentabilidade, se não houver uma reversão desse quadro”, observou o empresário.

Outras autoridades

Além dos já citados, marcaram presença no evento a Vice Prefeita Rosa Maria, os vereadores André de Paula, Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Souza e Tomé; o presidente da ACIPI, Márcio Alves Barbosa; a representante do SEBRAE-Pr, Elaine Alves; o Diretor da Fomento Paraná, Vinícius José Rocha; e servidores da SEMDE.

Novo espaço

A Agência do Trabalhador também passa a atender na nova sede da SEMDE (vinculada ao Departamento de Geração de Emprego e Renda), que está localizada na Avenida Ayrton Senna, 2.842, bairro Estância Pinhais. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Informações pelo telefone: 41 3912-5645. E-mail: economia@pinhais.pr.gov.br.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress