A Secretaria de Saúde de Pinhais iniciou, no última dia 20, terça-feira, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 (CoronaVac/Butantan) para os idosos que receberam o imunizante já no sistema drive-thru.
A vacinação em drive-thru, realizada no Expotrade, teve início no mês de março, com a imunização de idosos com 74 anos e, neste momento, chegou à faixa etária de 64 anos. É importante ressaltar que a aplicação da segunda dose só ocorre quando há o intervalo recomendado do primeiro recebimento, que para a CoronaVac é de 21 a 28 dias. Já a segunda dose da AstraZeneca/Oxford deve ser aplicada 90 dias após a primeira.
Pinhais tem sido mencionada como referência na agilidade da execução do Plano de Vacinação. “Nós estamos com um alto índice de aplicação das vacinas, ou seja, assim que recebemos, fazemos toda a organização necessária para imunizar os grupos prioritários”, ressalta a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, que acrescenta ainda que as pessoas já saem com o agendamento para a segunda dose, sendo necessário ficar atento às datas para receberem a vacina completa.
Serviço
Na data indicada para o recebimento da segunda dose, é necessário apresentar a carteira de vacinação, documento pessoal com foto e ir, preferencialmente, no mesmo horário em que recebeu a primeira dose.