Prefeitura de Curitiba lança a campanha Doe Solidariedade para arrecadar alimentos

Prefeitura de Curitiba lança a campanha Doe Solidariedade para arrecadar alimentos

As doações poderão ser feitas pela população em órgãos municipais, lojas dos supermercados Condor e Festval e também em drive-thrus que serão instalados em toda a cidade

A Prefeitura de Curitiba lançou no dia 14, quarta-feira, a campanha Doe Solidariedade para arrecadar alimentos não-perecíveis e roupas masculinas que serão entregues às mais de 30 mil famílias que vivem em situação de extrema pobreza na cidade e a pessoas em situação de rua. As doações poderão ser feitas pela população em órgãos municipais, lojas dos supermercados Condor e Festval, além de drive-thrus que serão instalados em toda a cidade.

Durante o evento, feito com medidas preventivas de combate à Covid-19, o prefeito Rafael Greca recebeu a primeira doação para a campanha. São 60 toneladas de alimentos do Condor Super Center que garantirão 6.200 cestas básicas. Os alimentos serão entregues pela Fundação de Ação Social (FAS) a famílias atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

“Essa campanha que lançamos hoje é o terceiro pilar do edifício da solidariedade social e da segurança alimentar em Curitiba, que passa pela comida em casa, garantida pelo auxílio alimentar emergencial e pelas 150 mil cestas básicas da merenda escolar, que se soma aos Restaurantes Populares e às três Mesas Solidárias”, explicou o prefeito.

Doe Solidariedade

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, destacou que as doações para a campanha Doe Solidariedade poderão ser feitas nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nas dez Ruas da Cidadania e no Disque Solidariedade, onde será instalado um drive-thru.

Quem preferir também poderá fazer doações nas 22 lojas dos supermercados Condor e nas 11 lojas dos supermercados Festval.

Drive-thru

A prefeitura terá ainda drive-thrus em vários pontos da cidade. O cronograma com endereço, dia e horário serão divulgados ao longo da campanha. O primeiro deles será no próximo sábado (17/4), em frente ao Mercado de Orgânicos, da Rua da Paz, 608, Centro.

A implantação de drive-thrus tem o objetivo de facilitar e proteger os doadores neste momento de pandemia. A ideia é que as pessoas cheguem e façam as doações sem precisar sair dos seus carros. Todas as pessoas que estiverem trabalhando na arrecadação estarão usando máscara e álcool em gel.

Veja quais são os pontos de coleta no link http://fas.curitiba.pr.gov.br/doesolidariedade.

Ação Condor

As 60 toneladas de alimentos doadas pelo Condor foram arrecadadas pela empresa que lançou a campanha “Corrente de Esperança Condor”. A ação vai até 4 de maio e atende municípios do Paraná e Santa Catarina.

A campanha foi idealizada com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia da Covid-19, de acordo com a demanda de cada região.

“Achamos que deveríamos ajudar Curitiba e outros municípios. Parte do valor arrecadado na venda de determinados produtos, ajustados com fornecedores, vai para a campanha”, explica o diretor administrativo do Condor, Wanclei Said.

O diretor falou da importância da união de esforços dos governos e das empresas para atender as famílias que mais precisam e sugeriu que algumas lojas da rede Condor sejam usadas para os drive-thrus.

Desde o início da pandemia, o Condor Super Center se tornou um grande parceiro do município para o atendimento às famílias mais afetadas pela crise. Só em 2020, a empresa doou à FAS 180 toneladas de alimentos.

Presenças

Participaram do evento o diretor de Operações do Condor, Maurício Bendixen, a gestora de RH, Charmoniks Heuer, e o gerente jurídico, Thiago Fuzinalle. Representando a FAS estiveram a diretora de Proteção à População em Situação de Rua, Maria Alice Erthal, a diretora de Proteção Social Básica, Maria Vanderléia Garcia Santos, e a coordenadora do Disque Solidariedade, Luciane Diehl.

Também estiveram presentes ainda o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, a procuradora-geral, Vanessa Volpi Palácios, a secretária da Comunicação Social, Cinthia Genguini, e o diretor de Promoção e Economia Alimentar dos Armazéns da Família, Guilherme Roberto Rodrigues.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress