por Jean Ceccon
Com situação financeira inédita, município projeta novos investimentos e avança em várias áreas
A Prefeitura de Campina Grande do Sul registra superávit de R$ 13 milhões. Deste montante, R$ 6.878.872,85 são recursos próprios do município. O saldo, que é o maior da história, refere-se ao balanço financeiro do exercício de 2014, apresentado no último dia 30 de março, conforme determina o calendário do Tribunal de Contas do Estado.
Desta forma, o superávit per capita (por pessoa) – relação entre os recursos financeiros e o número de habitantes – é um dos maiores entre todas as cidades da região metropolitana de Curitiba.
O prefeito Luiz Assunção comemora o recorde e o atribui ao trabalho conjunto de todo secretariado e suas equipes. “É fruto do compromisso que todos assumimos de zelar pelo dinheiro público”.
Os dados não poderiam ser mais positivos diante dos contextos nacional e estadual, como lembra a secretária de Administração, Finanças e Planejamento, Silmara Belo. “Mesmo em um momento financeiro desfavorável, conseguimos avançar na contramão”.
Assunção lembra que, apesar do valor economizado, o município tem cumprido todas as suas obrigações. “Os salários estão em dia, inclusive com as reposições referentes às perdas inflacionárias, assim como o pagamento a fornecedores”.
O município também está regular com todas as metas fiscais exigidas pelo Tribunal de Contas do Paraná e demais órgãos estaduais e federais, requisito básico para a assinatura de novos convênios e abertura de licitações.
Os números detalhados referentes às receitas, despesas e demais documentos oficias do município estão disponíveis no Portal da Transparência, no endereço www.campinagrandedosul.pr.gov.br
Investimentos previstos
A atual saúde financeira se reverterá em obras e investimentos em vários bairros. Educação, saúde e infraestrutura são as áreas que concentram o maior número de obras e projetos em 2015.
O secretário da Saúde, Lucas Sehnem, dá alguns exemplos: “Estamos reformando e ampliando as unidades de saúde da área rural, na Barragem, Ribeirão Grande e Jaguatirica, que, assim como a unidade do Santa Rosa, estão dobrando de tamanho”. Ele também anuncia para este ano a reforma e ampliação da unidade de saúde do Araçatuba e a construção de uma nova unidade no Jardim Flórida.
Lousas digitais para as salas de aula, novos equipamentos para as cozinhas das escolas e Cmeis, computadores, armários, carteiras e berços são algumas das aquisições do ano citadas pela secretária Belenice Rotini na área da Educação.
A infraestrutura escolar também receberá investimentos. “Vamos construir um Cmei no Senhora das Graças para atender 170 crianças, ampliar a Escola Augusto Staben, no Jardim Paulista, construir novos prédios para a Escola Marcos Nicolau Strapassoni, no Santa Rosa, e para a Escola Santa Letícia, no Ribeirão Grande, reformar e ampliar a Escola Lucídio Florêncio Ribeiro, no Jardim Graciosa, assim como a Escola Humberto de Alencar Castelo Branco, na Barragem, além do Cmei Rosiel Dalprá, no Jardim Paulista, e do Cmei Nairele Zanetti, na sede”, enumera Belenice. Os Cmeis Tia Glacy (sede), Ângela Maria Trevisan (Santa Rosa), Florinda Dalprá (Jardim Paulista), Alcebíades Cooper (Moradias Timbú), Darvil José Caron (Santa Rosa) e a Escola Anna Ferreira da Costa (Araçatuba) também receberão melhorias gerais na infraestrutura.
Já na área da infraestrutura urbana, o carro-chefe é o Programa de Pavimentação Asfáltica, que inclui obras de pavimentação em 13 bairros neste ano.