Com 60% das intervenções já finalizada, as obras fazem parte do plano de readequação que transformará o local no modelo UPA
Foto: João Senechal/PMC
A reforma e ampliação do Pronto Atendimento (PA) do Alto Maracanã seguem em ritmo acelerado. Com 60% das intervenções já executadas, a nova infraestrutura do Pronto Atendimento está prevista para ser entregue aos colombenses no segundo semestre.
A reforma, ampliação e readequação recebeu investimentos de mais de R$ 500 mil. “A nossa população vai contar com avanços significativos no setor de saúde do município após a finalização das obras. Assim, será possível realizar o tratamento de adultos e também das crianças, com um atendimento de emergência específico infantil”, destacou a prefeita Beti Pavin.
Diariamente são atendidas entre 250 a 290 pessoas. E, mesmo com o desempenho das obras, o Pronto Atendimento permanece aberto à população realizando os atendimentos de urgência e emergência.
As obras do Pronto Atendimento (PA) do Alto Maracanã foram projetadas para oferecer um acolhimento de melhor qualidade. Entre os serviços que já foram concluídos estão, a copa, refeitório, despensa e o espaço do servidor. Algumas salas no ambiente interno, entre elas, a de urgência emergência – aguardando a instalação de gases medicinais e a sala morgue, onde é feito o acolhimento dos óbitos.
Além de áreas de acessibilidade e melhorias na infraestrutura, como a ampliação de leitos de curta permanência. Entra em fase de acabamento a sala de manutenção, sala de gerador, central de gases medicinais e área de limpeza de macas. Em toda a edificação, a área total ampliada será de 212,22m².
De acordo com o coordenador de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Welington Moretti outros serviços englobam as intervenções: a ampliação dos sanitários na recepção, a construção de um muro para limitar o acesso na área de carga e descarga de materiais e a área reservada para a ambulância.
“O isolamento de algumas áreas, controlar o acesso dos profissionais e pacientes em alguns locais e o clima chuvoso nos últimos meses, resultaram em atrasos na entrega da obra. Porém, conseguimos um trabalho de qualidade e que trará muitos benefícios à população”, explica o coordenador.
Relevância das obras
A ampliação, reforma e readequação se faz necessária para que o PA do Maracanã esteja de acordo com as especificações do Ministério da Saúde para ser transformado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e assim possibilitar mais conforto e qualidade nos atendimentos prestados à população.
Segundo o secretário da Saúde, Fernando Aguilera, além do ganho no atendimento pediátrico, a unidade quando transformada em UPA proporcionará um melhor ambiente de trabalho para os profissionais. “Além da adequação do espaço, que trará mais conforto e qualidade, a equipe irá trabalhar com acolhimento e classificação de risco dos pacientes, isso tornará mais humanizado e dinâmico o atendimento”, explicou.