Canais de atendimento recebem denúncias de casos de violência

Canais de atendimento recebem denúncias de casos de violência

”Em situações de suspeita ou confirmação de violações de direitos humanos, estão disponibilizados alguns canais de recebimento destas denúncias

Segundo informações apuradas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Pinhais, durante o ano de 2020, os casos com vítimas de violações de direito, incluindo todos os tipos de violência, aumentaram significativamente. Entre esses números, destaque para os casos relacionados à violência doméstica e familiar que totalizaram 236 atendimentos. A violência doméstica e familiar é aquela baseada no gênero, praticada dentro de casa, no âmbito da família (com ou sem vínculo consanguíneo) ou em qualquer relação íntima de afeto, e que possa causar morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial à mulher.

O diretor do Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria de Assistência Social, Marcus Vinicius Cardoso da Silva, diz que esses números de violência aumentaram durante a pandemia, pois diante do isolamento social, as vítimas ficaram em suas casas passando maior parte do tempo com seus agressores. A violência infelizmente sempre existiu, mas a pandemia sinalizou esse problema. Marcos também menciona que outros pontos influenciam, como a questão da dificuldade de acesso e contato com órgãos de proteção, para os casos serem registrados, e principalmente, combatidos e interrompidos.

O reconhecimento de situações de violência é extremamente importante para que se possa dar encaminhamento adequado, tanto para quem sofreu à violência como para quem a praticou. Esse acompanhamento também deverá ser extensivo à família visando o enfrentamento da situação e amenização do trauma e das demais consequências sociais, psicológicas e físicas decorrentes dessa violação de direitos humanos.

Um ponto de suma importância nestas situações é a questão da denúncia. “Nós que acompanhamos esses casos, observamos que há um receio em denunciar e uma dúvida de como isso funciona. Antes de tudo temos que combater o silêncio e a desistência em denunciar. Pelas conversas com as pessoas que são vítimas de violência, temos a percepção que por medo do agressor, por dependência financeira e até por acreditar que não vai acontecer nada com o denunciado, entre outros motivos, como até mesmo acreditar que seria a última vez que sofreu a agressão, a denúncia não acontece. O importante é que há os canais para denunciar e os órgãos como o Creas, Delegacia da Mulher, por exemplo. É fundamental ter este ato de coragem, romper com esse silêncio e fazer essa denúncia”, afirma Marcos.

Em situações de suspeita ou confirmação de violações de direitos humanos, sejam elas crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência e/ou Idosos, em Pinhais, estão disponibilizados os seguintes canais de recebimento destas denúncias:

CREAS: É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados. O CREAS atende na rua Sete de Setembro nº 205, Centro. O telefone de contato é o (41) 3912-5218 e o horário de atendimento é das 8h às 17h. O telefone do Plantão Social é o (41) 9 9206-3843 (WhatsApp).

Disque 100 – Direitos Humanos: O Disque 100 é o número da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias de forma rápida e anônima e encaminha o assunto aos órgãos competentes em até 24 horas. O número pode ser contactado em qualquer lugar do Brasil. A ligação é gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher: O Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento. O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências Especializados, Delegacias de Atendimento à Mulher, Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

Disque IDOSO: É um serviço telefônico estadual gratuito ligado a um banco de dados e que coloca à disposição da população orientações sobre os direitos da pessoa idosa, prestando informações e encaminhando denúncias. A ligação é gratuita no número 0800 141 00 01.

Conselho Tutelar: Órgão público que zela pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em Pinhais, o Conselho Tutelar está situado à Rua João Mendes Batista, 430 – bairro Maria Antonieta, e atende de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 17h. Os telefones de contato são (41) 3912-5220, (41) 99206-3661 e (41) 99206-3657 (WhatsApp).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress