No dia 17, quarta-feira, a secretária municipal de Saúde de Colombo, Marilda França Gimenes Zanoni, visitou o Pronto Atendimento 24h do Alto Maracanã juntamente com diretores da secretaria. Na oportunidade a secretária acompanhou o funcionamento de todas as instalações do serviço, conversou com os servidores, visitou todos os pacientes e conferiu de perto a assistência prestada aos pacientes ali internados.
Nas últimas semanas, o PA precisou adequar sua estrutura para atender com qualidade os pacientes da Covid-19 que necessitam de internamento. O serviço que tinha capacidade máxima para internar 28 pacientes, limitado a cinco com suporte ventilatório, agora recebe até 86 pacientes, com 14 em ventilação mecânica.
No dia 14, Marilda esteve reunida com o prefeito Helder Lazarotto, onde apresentou informações sobre investimentos necessários para o PA. “Recebemos apoio integral do prefeito e a determinação é fazer o que for necessário e garantir total assistência a população”, relatou.
A secretária também ressaltou que o momento requer ações rápidas. No dia 12, uma equipe se deslocou até Francisco Beltrão para trazer uma remessa de sedativos do único laboratório que dispunha do medicamento no Paraná.
Investimentos
Na oportunidade, a secretária também anunciou investimentos na rede de ar comprimido medicinal, assinou a ordem de serviço para ampliar a rede de oxigênio e a compra de mais medicamentos e outros equipamentos. A notícia mais esperada nos últimos meses, também aconteceu.
A Secretária assinou o contrato para reposição imediata de novos profissionais de Saúde, são médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos de raio x, para início imediato. Esta medida era muito aguardada, visto que os profissionais estão exauridos, realizando jornadas de trabalho prolongadas.