sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Homenagens, campanha e linha de crédito marcam o Dia Internacional da Mulher

Homenagens, campanha e linha de crédito marcam o Dia Internacional da Mulher

Curitiba vem se afirmando como uma cidade inclusiva, mais segura e planejada por mulheres e para mulheres

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado na última segunda-feira, 8 de março, com homenagens e o lançamento da campanha #ElaFaz, que impulsiona o empoderamento das mulheres. O evento, no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, respeitou todos os protocolos de segurança sanitária, contou com a presença do prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, e foi transmitido e visto por mais de 50 mulheres que ocupam posições de destaque, em diversos setores da sociedade.

“A cultura de empoderamento não é novidade em nossa gestão. Desde 1993 vímos a importância das mulheres em nossa sociedade. Não é à toa que na minha gestão as mulheres são maioria e muito nos orgulha”, disse Greca.

Servidoras mulheres representam 79% da administração municipal, sendo que 62% dos cargos de gestão e chefias são ocupados por elas, o que demonstra a valorização de talentos, habilidades, experiência e respeito.

Cidade que respeita

As ações e políticas públicas são construídas intersetorialmente e estão no Plano Municipal de Políticas para Mulheres, acompanhadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Curitiba vem se afirmando como uma cidade inclusiva, mais segura e planejada por mulheres e para mulheres.

“Nossas políticas públicas são criadas para que as mulheres se empoderem não somente no mercado de trabalho, mas que tomem as rédeas da própria vida”, salienta Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos – Políticas para as Mulheres.

A primeira-dama foi homenageada e recebeu flores de Elenice, que enalteceu a referência de vanguarda em políticas públicas exercida por Margarita Sansone.

“Vocês todas representam a Curitiba que faz. Nós somos mulheres participativas e sabemos que somos fortes e mais fortes ainda seremos”, disse Margarita.

Campanha de Empreendedorismo para as Mulheres

A campanha #ElaFaz, lançada durante o evento, fortalece o protagonismo feminino e pode ser uma das ferramentas importantes na conquista da autonomia financeira buscada por tantas mulheres. A ideia é atingir todas as mulheres em diversos setores da sociedade, auxiliar quem já empreende e sofreu com os efeitos da pandemia, ser um caminho para quem quer empreender e oferecer qualificação profissional para quem precisa.

A campanha é de caráter continuado e fruto de um trabalho intersetorial reunindo a Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, a Secretaria Municipal da Comunicação Social, o Instituto Municipal de Turismo, a Agência Curitiba, a Fundação de Ação Social e a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.

Linha de crédito com taxas especiais

Também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, está sendo lançada uma linha de crédito especial com juros menores para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres. Com juros a partir de 0,59% ao mês e garantia do Fundo de Aval do município, o benefício para as empreendedoras será oferecido por até oito meses.

“É uma alegria darmos força ao empreendedorismo feminino. Quando uma mulher prospera toda a família cresce. Elas se dividem entre casa, família, filhos e o mercado de trabalho”, disse Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

O financiamento especial para as mulheres pode ser requerido nos Espaços Empreendedor da prefeitura, que estão oferecendo atendimento remoto durante a pandemia.

Crédito para empreendedoras já pode ser requerido

A empresária Ana Paula Moraes Badaró Ruiz, é a primeira mulher a se beneficiar com a nova linha de crédito. Proprietária de duas auto-escolas, um restaurante e uma pastelaria, ela conta que o empréstimo de R$ 50 mil vai dar novo fôlego à pastelaria. Durante a pandemia, Ana Paula viu o faturamento cair pela metade.

“A taxa é muito boa, estamos atendendo por delivery, mas não é a mesma coisa, esse dinheiro vai aumentar o nosso capital de giro”, comemora Ana Paula.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress