O Centro da Juventude de Pinhais busca constante evolução e interatividade ao atender os jovens de Pinhais. Um exemplo disso é o Projeto Podcasts “No CJ Pod”. Por meio desta iniciativa serão lançadas publicações mensais na plataforma Soundcloud. No primeiro episódio, a equipe fez uma retrospectiva sobre o trabalho realizado no CJ e sobre os projetos e ações desenvolvidos no equipamento.
De acordo com o coordenador do CJ, Vilmar Rodrigues, a proposta é utilizar essa ferramenta para falar sobre assuntos que interessam ao público jovem, tendo como foco os três eixos fundamentais: Cidadania, Convivência e Formação. “Dessa maneira, os podcasts podem abordar temas como uso e abuso de drogas, sexualidade, depressão, suicídio, educação financeira, tecnologia, família, carreira, educação no trânsito, saúde, futuro, ansiedade, dentre outros. Também podem ser incluídos outros assuntos com o objetivo de incentivar e oferecer a oportunidade para que os próprios jovens organizem e gravem podcasts dentro desse projeto, ampliando ainda mais o leque de temáticas”, salienta.
Para Vilmar, a democratização do acesso à tecnologia tem influenciado de forma incisiva a vida das pessoas, tanto nas atividades do cotidiano quanto nos processos da educação e aprendizagem das novas gerações. “Na verdade, mais que influenciar, é possível dizer que o uso das tecnologias de informação e comunicação está promovendo uma verdadeira revolução, criando outras formas de ensinar e de aprender. Entre tais tecnologias, uma das que mais se destaca é o podcast que é um arquivo de áudio, como se fosse um programa de rádio, porém, produzido de forma independente para circular na internet”, explica.
“Apesar de não ser uma mídia tão nova, afinal já são quase 15 anos de existência no mundo e pelo menos 10 anos no Brasil, os podcasts sempre tiveram, ao longo de sua história, alcance mais restrito e segmentado. Mas esse cenário vem mudando. O hábito de produzir e consumir podcasts tem se tornado cada vez mais popular. Com isso, podemos dizer que é uma ótima ferramenta para atender aos anseios dos jovens. Além disso, é ainda uma boa maneira de incentivar a atuação em equipe, já que o formato dos podcasts favorece o trabalho colaborativo”, conclui Vilmar.
Serviço
Para conferir os podcasts produzidos por meio do projeto “No CJ Pod” acesse o link: https://pinhais.atende.net/?pg=subportal&chave=6#!/tipo/pagina/valor/2101