A prática da capoeira tem seu destaque na cidade de Pinhais, e o incentivo a sua prática leva as pessoas a cuidarem melhor da saúde.
Também é uma ferramenta social que orienta os jovens a ter um bom comportamento e relacionamento no âmbito familiar e escolar, além de evitar, de certa forma, o contato com entorpecentes, já que, segundo o Ministério da Saúde, este contato começa ainda na adolescência.
Há 35 anos em Pinhais, a Associação de Capoeira Corpo e Magia, liderada pelo Mestre Corró, tem realizado um trabalho de difundir a arte e levar a prática para os adolescentes da cidade. O projeto conta com vários alunos, hoje já graduados, que começaram ainda crianças.
Como o Mestre tem diz, uma geração deve ensinar a outra. Mantendo este mandamento, junto com seus discípulos, estão realizando em Pinhais, no Espaço Recreativo da PASSARINHO AUTOMÓVEIS (apoiador), o PROJETO PIÁ e MENINA, onde são realizadas aulas gratuitas para crianças de 06 a 12 anos, das 19:00hs às 21:00hs, todas as segundas, quartas e sextas – feiras.
Batizado
No último dia 28, sábado, a Associação realizou no espaço recreativo PASSARINHO AUTOMÓVEIS o 28º batizado de sua história. O evento contou com a presença de vários capoeiristas de toda a região e mestres de outras agremiações, totalizando mais de 300 pessoas para a graduação de mais uma turma com 40 crianças, que passaram de corda crua para corda crua com as pontas verdes.
Para o Vereador Passarinho, que realiza um trabalho na área prevenção ao uso indevido de Drogas no Município, participante do evento e responsável pelo espaço, o esporte e as oficinas são fundamentais para o trabalho de prevenção. “Enquanto estas crianças estão aqui, aprendendo a conviver com outras pessoas, aprendendo a disciplina, o respeito, elas não terão contato com as drogas e se tiverem, terão a instrução para saber dizer não”, comentou Passarinho.
Vale lembrar que o vereador é propositor do projeto da SEMANA DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS e mentor do concurso SOU MAIS EU NÃO USO DROGAS, que é realizado nas escolas com a parceria da Câmara Mirim de Pinhais.
O projeto
Corró agradeceu os apoios recebidos para a implantação do projeto e lembrou que ao participar a criança tem um acompanhamento escolar e disciplinar. “Todos nós agradecemos o espaço cedido, e tenham a certeza de que mais tarde a cidade irá agradecer”, disse Corró.
O Mestre explicou ainda que as crianças são monitoradas e que, obrigatoriamente, para fazerem parte do projeto devem está frequentado a escola. “Estamos sempre em contato com os pais para ajudar na socialização e na disciplina. Para participar é necessário alguns exames e consentimento dos pais”, explicou o Corró.
Segundo Ana Paula Mendes, mãe de duas crianças participantes do projeto, a iniciativa ajudou, e muito, na disciplina em casa. “Agora eles me obedecem mais, além de ficarem menos tempo assistindo TV”, comentou.
Equipe
A equipe do projeto é formada por Vagner Fernandes (Repolho, Elizer Dutra (Buiu), Dyandro Prado (Ratinho), Marcelo Ferreira (Perninha), Cleverson Lopes (Baiano), Nilson pereira da Silva (Balube) e o monitoramento é realizado pelo Mestre Corró.
0 resposta
Foi aluna de capoeira do mestre Corró mo ano de 1996 na epoca era adolecente ele faz parte do que hoje eu sou e que me tornei. Parabens pelo o belo trabalho.
Qual o endereço onde acontece o projeto?