Para muitos, ler é uma atividade extremamente prazerosa. Ainda sobre a leitura, algo que certamente podemos afirmar é que ela reflete positivamente em nossas vidas. Desde criança, ouvimos o quanto é valioso para nosso crescimento pessoal e, mais tarde, profissional, desenvolvermos o hábito da entrega a um bom livro. Neste sentido, o Departamento de Cultura passou a disponibilizar o projeto Troca de Livros na Biblioteca Pública de Pinhais.
A iniciativa teve início no ano de 2014, e até então, ocorria somente durante o Bosque Literário, projeto realizado a cada 15 dias, no Bosque Municipal de Pinhais. Nesta ocasião, livros, jornais e revistas ficam à disposição de crianças e adultos, para leitura no local ou para empréstimo, tendo que devolvê-los na edição seguinte do projeto.
Em relação à troca, as mesmas regras do Bosque Literário são aplicadas ao projeto que passou a funcionar na Biblioteca. Aqueles que têm interesse devem levar livros infantis ou de literatura, e trocar por outro disponível. A organização do projeto ressalta que não são aceitos livros didáticos, revistas, gibis, enciclopédias, dicionários e apostilas.
A bibliotecária Elaine Biss conta que a demanda aumentou e então surgiu a necessidade de estender o projeto. “Durante o Programa Justiça no Bairro, a proposta foi um sucesso, por isso decidimos ampliar o projeto e disponibilizá-lo também na Biblioteca”, explica Elaine