O desenvolvimento de funcionalidades digitais e a ampliação das atividades de segurança com o amparo da Muralha Digital serão o foco de trabalho na Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que agora tem no comando o coronel da reserva da Polícia Militar, Péricles de Matos.
Ao lado da esposa, Eliane de Matos, ele foi empossado oficialmente pelo prefeito Rafael Greca em solenidade no Salão Brasil da Prefeitura, na tarde do dia 15, segunda-feira.
“O comando de um homem inteligente é o comando que queremos oferecer à Guarda Municipal para que, com as polícias Militar e Civil e com a sociedade civil, traga ao nosso povo a tranquilidade necessária para enfrentar este e os próximos anos de retomada econômica”, afirmou o prefeito.
O projeto da Muralha Digital – inserido na proposta “Cidade que não dorme” do plano de governo – foi destacado por Greca, assim como a aquisição, durante os últimos quatro anos de sua gestão, de equipamentos e armamentos modernos, investimento feito também com o aumento do efetivo da corporação.
“A cidade de Curitiba é irmã da polícia. As três primeiras leis do Paraná foram a que elevou Curitiba à capital do Estado, a de criação do Tribunal de Justiça e a lei que criou a Polícia Militar, demonstrando a importância do policiamento, função do Estado”, comentou Greca durante a posse, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone.
Linha de trabalho
Logo após a assinatura do termo de posse, de forma virtual o prefeito promoveu uma primeira reunião de trabalho do seu novo secretário com os administradores regionais. Péricles de Matos reiterou que a linha mestra do trabalho está orientada pelo plano de governo e pontuou a aplicação do conceito de cidades inteligentes para resultados prósperos nas mais diversas áreas.
“O mundo pós-pandemia é hiperconectado. Estamos vivendo uma transformação digital em todos os aspectos da nossa civilização e precisamos de soluções digitais que satisfaçam as necessidades de segurança que a cidade moderna gera para o morador que nela está”, enfatizou o secretário.
Ele ressaltou que as cidades que enveredam pela aplicação do conceito de cidades inteligentes têm melhora entre 10% e 40% em todos os aspectos da gestão pública.
“Conseguem reduzir tempo do ônibus, baixar em até 30% as ocorrências de segurança pública. A saúde, a educação e toda a prestação de serviço da administração pública são melhoradas”, acrescentou ele.
Perfil
Após 36 anos a serviço da Polícia Militar do Paraná, o coronel Péricles de Matos foi para a reserva da corporação na sexta-feira (12/2), quando transmitiu o cargo de comandante-geral para o coronel Hudson Leôncio Teixeira (este, também presente na solenidade de posse do secretário na segunda-feira).
Natural de Irati, Péricles de Matos tem 54 anos. Foi aluno do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e ingressou na Polícia Militar em 1986. Concluiu o curso de formação de oficial no ano de 1988. Em 2004 fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e, em 2009, o Curso Superior de Polícia.
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), recebeu diversas condecorações e atuou nas seguintes unidades: comando da 5ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar, em Almirante Tamandaré (1986); comandante do Comando de Operações Especiais (1991/1996); chefe da Subseção da 2ª Seção do Estado Maior (1998); Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (2004/2005); 16º Batalhão de Polícia MIlitar (2006); Grupo Águia (2007); criador da Força Samurai (2008); 19º Batalhão de Polícia Militar (2009); chefe da Agência Central de Inteligência (2010); assessor militar da Secretaria de Estado da Segurança Pública (2011); 6º Comando Regional da Polícia Militar (2012/2013); subcomandante-geral da PM (2014) e 1º Comando Regional da Polícia Militar (2015/2018).
Até assumir o cargo de comandante-geral da Polícia Militar, era comandante do 1º Comando Regional da PM. Tem cursos de especialização nacionais e internacionais, como o de Ações Táticas Especiais; de Operações Especiais, pela Policia Nacional da Espanha; Negociador Policial, pela Embaixada dos EUA e de Contraterrorismo, pelo Batalhão de Ações Táticas Especiais da PM de Minas Gerais. Foi instrutor de outras dezenas de capacitações.
A assinatura do termo de posse foi acompanhada, ainda, pelo presidente da Câmara Municipal, Tico Kuzma; pelo secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; pelo deputado estadual Rubens Recalcatti (representando o presidente da Assembleia legislativa); pela procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; pelo presidente da Fundação da Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel; pelo comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso Santos Júnior; pelo superintendente da Defesa Social, Wagnelson de Oliveira; pela superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; pela secretária municipal de Comunicação Social, Monica Santanna; e pelo comandante emérito da PM, coronel Sérgio Itamar Alves.