Investir em saúde está entre as prioridades da administração municipal. Em Pinhais, somente no ano de 2020, foram investidos aproximadamente R$ 100 milhões nesta área, valor que corresponde a 19,64% do orçamento total da prefeitura, quando o percentual exigido constitucionalmente é de 15%.
O demonstrativo referente ao Índice da Saúde, realizado em 2020, comprova o fato da Secretaria de Saúde de Pinhais trabalhar, constantemente, para atender a população em diversas especialidades. “E para que essa atuação seja efetiva e os serviços cheguem até a população, investimos ainda mais do que o exigido”, acrescenta a prefeita Marli Paulino.
De maneira geral é esse valor que mantém as melhorias nas estruturas da saúde, como reformas e ampliações das unidades de saúde, inclusive nos últimos anos passaram por obras seis unidades. Além disso, parte deste investimento foi direcionado para as ações de combate à Covid-19.
Pinhais registra um histórico de investimentos destinados à saúde superior aos 15%, sendo que de 2013 a 2019, aplicou, em média, mais de 22% de sua receita para este fim. “Isso sempre esteve entre nossas preocupações, oferecer o serviço mais completo possível. Entendemos as necessidades da população, mas também sabemos o quão desafiador é cuidar da saúde, por isso a importância de trabalharmos em sintonia com os demais poderes”, acrescenta Marli Paulino.
Cabe salientar que a gestão do SUS se dá de maneira tripartite, ou seja, ao município cabem as ações da atenção primária e alguns serviços da média complexidade; ao Estado as de média e alta complexidade, e à União a destinação de recursos que possibilitem a execução dos serviços necessários.
Com estes recursos, nos últimos anos a Prefeitura de Pinhais realizou sete edições do Mutirão da Saúde, com o objetivo de diminuir a fila de espera de pacientes que aguardam pelo atendimento de especialidades médicas; também fez reformas e ampliações dos equipamentos de saúde; aumentou equipes de atendimento; promoveu campanhas de prevenção e conscientização; melhorias nas clínicas odontológicas; horário estendido em diferentes unidades para ampliar o acesso, especialmente para o trabalhador.