Gabriela Toledo, gerente da Kilouça, explica que muitas pessoas escolhem uma faca – ou um faqueiro completo – olhando a estética, o peso, a empunhadura e outros itens, mas acabam nem olhando detalhes relativos com segurança e manuseio.
“Na hora de escolher uma faca, precisamos saber o quanto uma faca é afiada e, acima de tudo, qual é a durabilidade do fio dela”, explica Gabriela.
Faca afiada, mais segurança
O bom estado do fio do utensilio é mais seguro, pois evita que seja aplicada uma força maior na hora de cortar algum alimento e, com a força extra, acontecer algum acidente.
O que conferir quando comprar uma faca
– verificar a dureza do aço: Um aço resistente é fundamental. Quanto mais duro for o material, melhor na hora de afiação. “Para deixar a faca no ponto, o aço duro permite afiar em um ângulo bem pequeno. Caso o material seja mais fraco, há o perigo do aço não aguentar e se romper mesmo com pouca força”, explica Gabriela.
– cabo bem fixado: Uma faca com o cabo bem preso na lâmina evita o desgaste com o tempo. “Manuseando todos os dias, a faca com o cabo solto vai desprendendo mais ainda e, um belo dia, pode escapar e causar algum ferimento. Cabo reforçado é mais segurança no almoço”.
E as facas japonesas?
Quem ama sushi não abre mão das facas especiais, mas é preciso ficar atento também. “As facas próprias para culinária japonesa são feitas de aço muito duro, que podem ser afiadas ao extremo. O problema é que elas são bem sensíveis e, dependendo de como elas caírem no piso duro, acabam virando um quebra-cabeça. Se quebram muito facilmente”, afirma Gabriela, que alerta ainda sobre a possibilidade delas enferrujarem bem rápido caso não haja um cuidado no manuseio e na higienização.
E o problema das facas japonesas também acontecem com as facas de cerâmicas. “Mesma situação: são duras, afiadas e delicadas ao mesmo tempo”.
Para manter uma faca sempre afiada
Com a faca comprada, agora é hora de cuidar da manutenção. Gabriela explica que manter a faca sempre “no fio” aumenta o tempo de vida útil dela.
– Usar sempre as tábuas macias (feitas de madeira ou de plástico) para cortar os alimentos;
– Evitar lavar na máquina, já que as lâminas podem se danificar enquanto a máquina “chacoalha”;
– Coloque um papel toalha ao redor da lâmina na hora de guardar.
Mesmo trabalhoso, essa simples ação evita que outras lâminas se choquem..
por Aroldo Glomb