Neste início de nova legislatura, os discursos, tanto da prefeita como da vice-prefeita, foram marcados pela união e o estabelecimento de uma parceria entre os poderes Executivo e Legislativo.
A prefeita Marli Paulino frisou, ao discursar no final da sessão, que está ciente das grandes expectativas dos vereadores em relação à gestão, em especial, as dos novos vereadores recém-eleitos. “Começamos a legislatura já com muitos requerimentos dos vereadores. Sei que as expectativas são grandes. Como falou o vereador Paulo, hoje estão pedindo muitas calçadas e pavimentação. Quando fui vereadora, a gente não contava com esse privilégio. O que pedíamos era uma máquina para fazer o patrolamento, não era asfalto. Na minha época de vereadora, não costumávamos ser atendidos pela prefeitura. Vocês têm todo o direito, como vereadores, de pedir, de fazer requerimentos. Foram eleitos por uma população que reivindica essas benfeitorias e naturalmente vocês as reivindicam com a prefeitura. Mas, quero dizer que a gestão tem cumprido com mais de 90% do seu plano de governo porque prometemos sempre o que podemos cumprir, somente. Isso desde a época do Luizão na prefeitura. E nesta gestão, continuamos cumprindo com o novo plano de governo, eleito nas urnas e vamos ainda fazer muito em quatro anos”, enfatizou.
A prefeita ainda salientou que o Poder Executivo está de portas abertas aos vereadores. “Estamos e estaremos sempre à disposição de vocês, para o diálogo, o atendimento de requerimentos na medida do possível. Nosso trabalho não parou e não pára. Nosso plano de governo foi aprovado nas urnas. Temos condições de executá-lo. Nossas equipes estão preparadas para executá-lo. Desejo muito sucesso a todos os vereadores da Casa. Contem conosco sempre para fazermos tudo aquilo que a nossa população merece. E que possamos ficar livres, logo, da Covid-19, para que a gente possa voltar as nossas vidas dentro da normalidade neste 2021”, encerrou.
Rosa Maria destaca que a parceria entre poderes resulta no melhor para a população
A vice-prefeita Rosa Maria desejou um ano de muito trabalho ao Poder Legislativo, reafirmando o compromisso da gestão em efetuar uma parceria consolidada entre os poderes. “Como afirmei no dia da posse, buscamos essa parceria, e que seja a mais harmônica possível, pois sabemos que assim é o melhor para a população”, discursou.
Rosa disse que o plano de governo é audacioso, porém, bastante viável. “Trabalhamos muito na construção desse plano. 2020 foi um ano muito difícil, foi um marco, com a pandemia e a crise econômica, e tivemos que enfrentar tudo isso e continuar trabalhando pela cidade. Nunca deixamos de nos preocupar muito com todas as questões, as questões sanitárias, a partir de todos os esforços em saúde para fazer o melhor, oferecendo os melhores serviços, buscando todas as parcerias com o governo estadual. Gostaria, aliás, de enaltecer o trabalho do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que, junto com nossa secretária de Saúde, Adriane Jorge, enfrentam uma situação muito delicada, mas que Pinhais, a cada dia, tem se preparado para melhor oferecer uma resposta às demandas, sobretudo, àqueles que necessitam de uma internação hospitalar”, colocou.
Vacinação contra a Covid-19
Rosa falou também sobre a chegada das vacinas contra Covid-19, trazendo esperanças, uma perspectiva muito boa para a cidade. “É muita angústia para nós, também. Como disse um dos vereadores, aqui, os professores precisam ser vacinados logo, também. Eles fazem parte dos grupos prioritários. Porém, seguimos o plano estadual de vacinação que, por sua vez, segue o plano nacional. Nossos professores serão vacinados. Mas, se dissermos que eles serão vacinados na semana que vem, seria irresponsável. Estamos buscando todas as formas para agilizar o processo de vacinação. Contudo, dependemos do Governo do Estado, que tem feito o melhor. Temos sido muito transparentes. Gostei da ideia do vacinômetro. A cada dia, ele mostra quanto mais foram vacinados. Hoje, estamos com 1.787 pessoas vacinadas em Pinhais. São etapas de vacinação que seguem uma ordem conjunta. Iniciamos com os profissionais de saúde e já entramos com os idosos moradores de instituições. Peço aos vereadores que nos ajudem a esclarecer a população, que divulguem as informações corretas. Queremos contar com vocês. Nós estamos fazendo todo o esforço possível para agilizar a vacinação. Não se trata de poder comprar vacina a qualquer hora e em qualquer lugar. Sabemos que é preciso esperar que os lotes estejam disponibilizados. E vale lembrar que Pinhais foi o quarto município mais transparente no combate à Covid-19”, pontuou.
REFIP 2021
O lançamento do REFIP 2021 – programa de refinanciamento de dívidas de tributos, será uma das primeiras medidas do ano. “Temos, de um lado, a saúde que grita e, de outro, a economia. O REFIP vai acontecer, sim. O Executivo já está preparando seu lançamento, juntamente com um pacote econômico para a retomada. E queremos muito contar com vocês, vereadores. Pinhais é uma cidade muito boa de administrar, que tem um povo que confia em seus gestores. Trabalhemos juntos, conciliando diferenças ideológicas e divergências de opiniões, mas pensemos, primeiramente, num povo que precisa de todos nós juntos em torno de um único objetivo que é o de cuidar da cidade. E cuidem-se. Usem máscara. A pandemia ainda não passou”, despediu-se Rosa.
Presidente Marcinho convida comunidade para participar de reunião de revisão do Plano Diretor
O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), convida toda a comunidade para participar da primeira audiência pública de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDU), a ser realizada no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 18 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação, no Weissópolis. O PDU de Pinhais existe desde 2001, com a publicação da Lei Municipal 505/2001. A cada dez anos, o documento deve ser revisado, o que aconteceu em 2011, com a publicação da Lei Municipal 1.232/2011. E em 2021, inicia-se o processo para uma nova revisão. “É muito importante que a comunidade participe com sugestões, apresentando suas demandas. O objetivo é elaborar um plano condizente às necessidades dos habitantes da cidade ao mesmo tempo em que contempla o desenvolvimento sustentável. O Plano é uma lei que organiza o crescimento e funcionamento do município e serve de base para a criação de importantes leis complementares como, a Lei de Zoneamento, o parcelamento do solo, o código de obras e as leis que aplicam os instrumentos do Estatuto da Cidade. O evento será realizado com o cumprimento de todas as medidas sanitárias. Quem quiser participar, precisa fazer inscrição prévia. O encontro também será transmitido pelo YouTube, no canal da Prefeitura de Pinhais. Participem, pois o exercício da cidadania e da democracia também se dá pela participação do povo em eventos como esse”, convida o presidente do Poder Legislativo Municipal.
Nunca havia visto tantos requerimentos como hoje, comenta vereador Binga
O vereador Binga (Cidadania) comentou na tribuna que nunca havia visto um volume de requerimentos tão grande como os apresentados durante esta primeira sessão em plenário de início de legislatura. “Nunca havia visto tantos requerimentos juntos, de uma vez só, como hoje. Mas, a prefeita e os secretários aqui presentes irão ordenar tudo e buscar viabilizá-los. Haverá muito serviço a todos. Parabéns, Marli, Rosa, pela presença hoje a esta Casa, e ao ex-vereador Marinho, também aqui presente e atualmente ocupando um cargo de diretoria no Detran. Reafirmo que estamos, aqui, na Casa, para contribuir para o crescimento da nossa cidade”, destacou.
Paulão destaca desejo de trabalhar em harmonia pelo bem da cidade
O vereador Paulão (Republicanos), que retorna a Câmara após vinte anos, discursou enfatizando seu desejo de trabalhar em harmonia. “Voltei depois de vinte anos para trabalhar em harmonia com todos. Na época em que fui vereador, o orçamento municipal era de cerca de R$3,7 milhões, era difícil conseguir até uma patrola. Atualmente, o orçamento é bem maior. Quero dizer que podem contar comigo, prefeita e vice-prefeita. A gente sempre foi parceiro para o bem da nossa cidade”, enfatizou.
Tielo apresenta Projeto de Indicação para criação do REFIP 2021
O Vereador Tielo Staes (PSC) salientou na tribuna seu Projeto de Indicação ao Poder Executivo para criação do REFIP 2021, programa de refinanciamento de dívidas de tributos, em parceria com o também novato vereador Fabricio Sousa (PSC). “Peço que a prefeita olhe com carinho esse projeto. Bem como meu pedido para a vacinação dos professores, que necessitam ser vacinados o mais breve possível para um retorno seguro às aulas”, salientou.
Joãozinho Ribeiro ressalta responsabilidade da vereança
O vereador Joãozinho Ribeiro (MDB), que retorna a Câmara para cumprir seu terceiro mandato, após quatro anos ausente, comentou na tribuna sobre a responsabilidade da vereança. “Em cinco eleições consecutivas, sempre fui muito bem votado. Só perdi duas eleições pelo fator legenda. Senão, estaria no meu quinto mandato consecutivo. Sempre digo que é fácil ser eleito vereador pela primeira vez. Mas é difícil continuar sendo vereador. O povo dá um voto de confiança na primeira vez. Para ser reeleito, é preciso mostrar trabalho. Do contrário, o povo não vota mais no vereador”, avaliou.