Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) tem um novo secretário. É José Luis Xavier Pedroza, um dos convidados para integrar o governo da prefeita Marli Paulino.
A Sefin tem como suas principais competências a formulação e execução da política e da administração tributária, econômica, fiscal e financeira do município; bem como a supervisão das dotações atribuídas às diversas unidades orçamentárias. A pasta é responsável, inclusive, pelas relações com os contribuintes; pelo assessoramento às unidades municipais no que diz respeito aos assuntos relacionados às finanças.
José Luis Xavier Pedroza é engenheiro civil com pós-graduação em Engenharia Econômica e tem diversos cursos na área de Engenharia de Custos, Licitações e Contratos, Logística, entre outros. Na área pública, foi integrante da Administração Pública Federal desde 1985. Foi o primeiro colocado do estado do Paraná no concurso interno de 2003 para gerente executivo do INSS, tendo trabalhado no órgão em Brasília e nos estados do Rio de Janeiro e Paraná. Pedroza também foi servidor destaque na Previdência Social do Paraná em 1997. Integrou a administração da cidade de Piraquara de 2013 a 2019, ocupando o cargo de secretário de Planejamento e Coordenação Geral. Após esse período fez parte da equipe da Copel (Companhia Paranaense de Energia).
O novo secretário diz que neste primeiro mês de trabalho foi um período para conhecer a equipe. Na opinião de Pedroza, a pasta é muito bem estruturada, trabalhando extremamente bem a questão do orçamento municipal, além de ter um quadro de servidores de qualidade. “Hoje a Secretaria de Finanças tem 78 servidores. Um detalhe importante é que todos seus departamentos, gerências e seções são chefiados por servidores públicos de carreira. É um bom perfil técnico, um grupo de profissionais que conhece o que está fazendo, atuando de forma propositiva, executando bem e com competência suas atribuições do dia a dia”, enfatizou.
A Secretaria de Finanças é composta pelos departamentos de Orçamento, Financeiro, Contabilidade, Rendas Mobiliárias, Rendas Imobiliárias e a Divisão de Administração. Porém, a partir deste ano recebeu um novo departamento, o de Projetos e Parcerias, que na visão do secretário irá contribuir e somar com os trabalhos. “A secretaria tem a função de trabalhar com o orçamento, a execução e a gestão dos recursos públicos. Contabilizando os números, fazendo a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas e arrecadando por meios dos departamentos responsáveis. Com a chegada do novo Departamento de Projetos e Parcerias vamos melhorar e planejar as ações de todo o governo”, disse o secretário.
Para este ano, entre as metas estipuladas pela Sefin, está a proposta de fazer melhorias. Como existe a previsão da reforma tributária, o objetivo é tratar desta questão também no âmbito do município. Pedroza explica que a intenção é aproveitar a ocasião para se adequar, por isso, já se trabalha em cima de melhorias da legislação municipal, que independente de ser realizado pelo Governo Federal, o objetivo é aperfeiçoar.
O secretário finaliza falando que o atual momento econômico é imprevisível, contudo Pinhais tem condições e continuará investindo. “Assumir a Secretaria Municipal de Finanças de Pinhais é desafiador. Se avaliarmos o atual cenário econômico, é uma incógnita ver o que acontecerá com as receitas públicas. Essa situação vem sendo acompanhada e há uma expectativa. Entretanto, o que podemos afirmar é que isso não vai inibir os investimentos em Pinhais de forma nenhuma. Assim 2021 será um ano de investimentos na cidade. O município vai investir pesado neste primeiro ano e nos próximos, independentemente da questão econômica e das receitas públicas. Tenham certeza: Pinhais tem condições e está pronta para investir”, afirmou.