A Secretaria Municipal de Saúde está prestes a aplicar as últimas vacinas recebidas nestes primeiros lotes enviados pelo Ministério da Saúde. Com o total de 1.992 doses foi possível imunizar trabalhadores da Saúde e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), assim como os moradores destes locais. A partir de agora, a Prefeitura de Pinhais fica na dependência do envio de novos lotes pelo Governo Federal.
A vacinação teve início no dia 20 de janeiro em Pinhais, com as 1.222 doses recebidas do Ministério da Saúde do imunizante CoronaVac/Instituto Butantan. Desse primeiro lote, quase a totalidade foi aplicada em profissionais de saúde que atuam na linha de frente, trabalhadores e moradores ILPI.
No dia 24 de janeiro, o município recebeu mais 770 doses desenvolvidas pela Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, totalizando as 1.992 doses das vacinas contra a Covid-19 destinadas para a cidade. Até a tarde do dia 2, terça-feira, 1.787 pessoas já tinham sido imunizadas, com um total de 89,7% de vacinas utilizadas.
A secretária municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, ressaltou que neste momento resta aguardar o envio de novas doses. “A prefeitura de Pinhais, assim como todas as demais do país, depende do Ministério da Saúde para prosseguir com a vacinação”, explica.