O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), salienta os números do balanço da atuação da Guarda Municipal em 2020, que revelam a diferença que tem feito o efetivo no município, contribuindo para mais segurança e combate à criminalidade. Foram 13.163 mil ocorrências atendidas pela corporação, em 2020. “Somente no ano passado, foram mais de 13 mil ocorrências atendidas pela nossa Guarda Municipal. Esse número revela a diferença que a Guarda tem feito na vida de nossos munícipes. Se pensarmos que se não contássemos com a Guarda, quantos cidadãos poderiam ficar desassistidos? É importante ressaltar que a Guarda, desde sua implantação, em 2009, tem feito um excelente trabalho de parceria com as polícias, suprindo uma demanda de muitos anos. E que muito tem contribuído para a solução de crimes e a adequada punição a seus praticantes. Nossos valorosos guardas não têm medido esforços para executarem um trabalho conjunto, atendendo diversos tipos de ocorrências. Um município que conta com seu próprio efetivo policial tem melhores condições de combater a criminalidade, não ficando somente dependente do policiamento da esfera estadual. Tanto que nossa Guarda tem sido referência a municípios vizinhos que veem aqui um exemplo de investimento em efetivo policial, treinamento e qualificação, somado a investimentos em armamentos, viaturas e em câmeras de vigilâncias instaladas, inclusive, as que estão sendo utilizadas em parceria com a iniciativa privada para ajudar na detecção de roubos de veículos”, salienta o vereador.
1.593 BOs e 292 detidos
A GM realizou o trabalho de cumprimento de mandados de prisão, atendimento de casos da lei “Maria da Penha”, recuperação de veículos, combate ao tráfico de drogas, apreensão de armas de fogo, entre outros casos.
Observando os dados apurados, chamam atenção os números de boletins de ocorrência registrados no município (1.593) e a de cidadãos detidos (292). Outra situação que impressiona é a quantidade de munícipes que entram em contato com a GM em busca de informações e orientações (8.348).
A corporação também realizou um levantamento dos números da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) no último ano. As equipes se destacaram pelo trabalho nos casos de atendimentos de perturbação da tranquilidade (453), tráfico de drogas (38) e Lei Maria da Penha (32). Ainda sobre a questão da violência contra mulher, o levantamento da GM registrou o atendimento a 111 mulheres com medida protetiva que pediram ajuda por meio do “Botão Pânico”, disponibilizado pelo aplicativo 153 Cidadão.
Serviço
O atendimento da Guarda Municipal de Pinhais aos munícipes é feito pelo telefone 153. A população também pode solicitar atendimento pelo aplicativo 153 Cidadão. O app está disponível na Google Play Store e na App Store e permite solicitar viaturas, denunciar, entre outros serviços.