Orçamento, reformas estruturantes, retomada do crescimento econômico com geração de emprego e enfrentamento da pandemia e da polarização política estão entre os principais desafios do novo presidente da Câmara dos Deputados, segundo o deputado federal Luizão Goulart (Republicanos/PR).
“Há um desafio muito grande porque o novo presidente assume em meio a uma pandemia e o País está sem um orçamento aprovado. Assume também com a tarefa de colocar fim a essa polarização, a essas brigas políticas que têm trazido prejuízos ao Brasil”, declarou.
Goulart espera prioridade do novo presidente da Câmara na votação de medidas de enfrentamento da pandemia e de retomada do crescimento econômico com geração de renda e emprego.
“A pandemia expôs as desigualdades econômicas, sociais e de infraestrutura do Brasil. É muito importante que possamos pensar medidas para garantir condições dignas para trabalhadores que perderam o emprego ou têm uma renda muito pequena e não conseguem sustentar a família. Auxílios emergenciais e programas de renda básica podem ajudar no curto prazo, mas não vão resolver o problema a médio e longo prazos. Não é isso que vai salvar o Brasil de onde está. Por isso precisamos da reforma tributária, fiscal e administrativa”, disse o deputado.
Luizão ressaltou ainda que o novo presidente da Câmara terá o desafio de mostrar habilidade para comandar a Casa com equilíbrio diante do que chamou de “brigas ideológicas” e “turbulências políticas” que poderão surgir, sobretudo em 2022, ano de eleições para a Presidência da República e governos estaduais. “Ele deverá garantir a independência do legislativo, mas com a necessária harmonia entre os poderes”.