A Prefeitura de Curitiba anunciou no dia 31 de março o índice anual de reajuste salarial do funcionalismo público municipal, que tem data-base em 31 de março. O reajuste será de 7,68% (percentual correspondente ao INPC acumulado entre março de 2014 e fevereiro de 2015) para os servidores de carreira e de 6,21% para os secretários municipais e ocupantes de cargos em comissão. O salário do prefeito não será reajustado.
A proposta inicial da Prefeitura era aplicar para todos os servidores o índice de 6,21% – que corresponde à inflação projetada na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015. O reajuste de acordo com o índice projetado na LOA está previsto em lei e foi apresentado pela área de Recursos Humanos a representantes de sindicatos de servidores, numa reunião na tarde do dia 30.
Durante a negociação, a administração municipal concordou em corrigir os salários dos servidores de carreira pelo INPC. A medida representará a necessidade de suplementação anual de R$ 147 milhões no orçamento da Prefeitura de Curitiba.
“É um esforço que a Prefeitura faz para garantir a reposição da inflação aos servidores, mesmo num momento de dificuldade financeira”, disse a secretária municipal de Recursos Humanos, Meroujy Giacomassi Cavet. Ela lembra que, paralelamente, a atual gestão trabalha na valorização dos servidores por meio de novos planos de carreira que vão garantir ganhos reais para várias categorias, além de medidas como incorporação de gratificações e reajuste dos pisos.