sábado, 21 de setembro de 2024
Jovens e adultos fazem parte dos grupos com mais contaminados pelo coronavírus

Jovens e adultos fazem parte dos grupos com mais contaminados pelo coronavírus

Alguns jovens acabam tendo atitudes não recomendadas, como frequentar festas, não usam máscaras, o que vai contra as principais recomendações

Segundo os relatórios da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais sobre pessoas contaminadas pela Covid-19, a maior porcentagem está concentrada nos grupos que vão dos 20 aos 49 anos. Com isso, quem está nesta faixa etária também acaba se tornando disseminador da doença, quando não segue as recomendações sanitárias.

Ao analisar os principais fatores para tal cenário, os especialistas listam alguns pontos, como estarem na parcela economicamente ativa e, portanto, se deslocarem para o trabalho. Entretanto, há outro aspecto apontado e que é mais recorrente entre os jovens. “De maneira geral eles não estão enquadrados no grupo de risco, salvo em casos de doenças agravantes. Alguns jovens acabam tendo atitudes não recomendadas, como frequentar festas, não usam máscaras, o que vai contra as principais recomendações”, ressalta a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Entre as preocupações dos profissionais da saúde está esse relaxamento nos cuidados, o que expõe outras pessoas ao risco de contaminação. “É importante ressaltar que todos podem ser infectados, independentemente da idade. E, apesar de não estarem no grupo de risco, podem disseminar a contaminação, especialmente para as pessoas mais próximas”, afirma Adriane.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura, a taxa de mortalidade é mais alta na faixa de 60 a 79 anos, sendo assim há a responsabilidade dos demais em não expor este grupo à doença. “Todos devemos cumprir com os cuidados para prevenção da Covid-19. No entanto, quando falamos de maior incidência em determinadas categorias, destacamos a importância de ficarem mais atentos”, destaca a diretora.

Cuidados para prevenir a contaminação

Entre as principais medidas para prevenir a disseminação da Covid-19 estão:

  • Higienizar as mãos, frequentemente, com água e sabão ou álcool 70%;
  • Usar máscara sempre que sair de casa;
  • Não causar aglomerações;
  • Sair de casa somente quando necessário;
  • Respeitar a distância de 1,5m entre as pessoas.
publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress