Na noite da última sexta-feira, dia 18, aconteceu em Pinhais, a Operação Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), realizada pela Guarda Municipal e Polícia Militar, com o apoio das Secretarias Municipais de Finanças e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros. A iniciativa visa intensificar a fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19, estabelecidas pelo Decreto Municipal 885/2020.
Durante a operação, acompanhada das viaturas e efetivos de plantão, bem como pelos fiscais dos órgãos envolvidos, foram vistoriados 13 estabelecimentos, entre bares e lanchonetes. As vistorias resultaram em duas interdições, seis autos de infração pela Vigilância Sanitária e outras seis notificações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.
Decreto 885/2020
A Prefeitura de Pinhais publicou, no último dia 9, um novo decreto que reforça as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus. As determinações seguem as deliberações do Fórum Metropolitano de Combate à Covid que se reuniu ao longo desta semana.
Entre as regras, está a não circulação de pessoas das 23h às 5h, e a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e espaços coletivos no mesmo período; bares, pubs e lounges podem funcionar das 8h às 21h, restaurantes e lanchonetes das 6h às 22h.
É importante lembrar que o uso de máscara é obrigatório e as medidas de prevenção individual continuam sendo fundamentais, como distanciamento social e a higienização das mãos.