A Prefeitura de Pinhais publicou, na terça-feira (1º), novo decreto que estabelece novas medidas de enfrentamento da Covid-19, com número 858/2020. As atuais determinações consideram o crescimento exponencial dos casos no Estado do Paraná e reforçam as recomendações já estabelecidas pelas autoridades de saúde, como prática de isolamento social rigoroso, especialmente pelas pessoas do grupo de risco.
A retomada imediata do distanciamento social, evitando ficar próximo de pessoas que não sejam da própria família, está entre as recomendações. Além disso, o uso de máscara, mesmo em espaços ao ar livre, bem como a higienização frequente das mãos, permanece sendo destacada.
Fica proibida até 31 de dezembro de 2020, a comercialização de bebidas alcoólicas após as 23h; a circulação de pessoas em vias públicas (salvo por motivo de trabalho e saúde), no período das 23h às 5h.
Também foi suspenso o funcionamento dos parques e bosques municipais nos sábados, domingos e feriados.
Para empresas
Recomenda-se a todas as empresas, indústria, comércio ou prestadores de serviços de Pinhais que adotem, quando o exercício da função pelos empregados permitir, trabalho remoto, sistemas de escalas, entre outras recomendações. Também orienta a organização dos ambientes de trabalhos para garantir o distanciamento de no mínimo 1,5 m entre cada empregado, a fim de evitar a contaminação. Outra orientação é dispensar, de imediato, o empregado que apresente febre ou sintomas respiratórios, além de outros compatíveis com a Covid-19.
Já os estabelecimentos comerciais devem seguir com o cumprimento das normas já definidas, como a limitação do número de clientes, observando a ocupação permitida para cada segmento; distanciamento de 1,5 m entre as pessoas; fornecer álcool em gel para clientes e funcionários.
Cabe ressaltar ainda que vivenciamos uma elevada taxa de ocupação de leitos no sistema de saúde, a qual se aproxima do colapso de atendimento para Covid-19.
A prefeitura intensificará ainda as fiscalizações e possíveis sanções aos estabelecimentos que não cumprirem com as recomendações.