Como forma de auxiliar os alunos da rede municipal de ensino no processo de transição do 5º ano do Ensino Fundamental para o 6º ano do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) criou o Projeto de Integração. A iniciativa se dá desde 2010, por meio de reuniões com participação de pedagogos do município e do Estado, para dialogar sobre o processo de ensino e de aprendizagem dos educandos que sairão da escola municipal para ingressar na estadual.
Como parte do projeto, entre os dias 23 e 27 de novembro, foram realizadas reuniões com as famílias dos educandos sobre os aspectos que envolvem a transição. A prefeita de Pinhais, Marli Paulino; a vice-prefeita Rosa Maria; a secretária de Educação, Andrea Franceschini, além de representantes da rede estadual, participaram destes encontros.
Além disso, neste momento de pandemia, por conta das restrições, houve a reorganização e a implementação de novos encaminhamentos para subsidiar o planejamento do professor que receberá estes alunos. “Realizamos reuniões de articulação entre as redes municipal e estadual para alinhar propostas de ações para amparar o processo de transição, também com as diretoras, pedagogos(as) e professores(as) do município e diretores(as) dos colégios e escolas estaduais, sobre a importância da parceria para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Fizemos ainda a apresentação de recursos pedagógicos, específicos a cada educando, que contribuirão com o planejamento dos professores do 6º ano”, explica Elisianne Cruzetta, da Seção de Apoio Pedagógico – Gerência do Ensino Fundamental da Semed.
A prefeita Marli Paulino falou sobre a importância do papel da educação e também a preocupação da prefeitura em realizar esta iniciativa. “Eu sempre vou valorizar os profissionais da educação, porque sei o quanto eles se dedicam ao outro, então tenho uma imenso carinho. E essa ideia de promover essa integração é incrível, pois mostra que estamos preocupados com o aluno mesmo quando ele já não faz mais parte da rede municipal. Fazemos isso porque entendemos os desafios envolvidos nesta mudança, para alunos, profissionais e familiares”, declarou Marli.
Cabe ressaltar que estas reuniões foram planejadas e realizadas de acordo com as medidas sanitárias em decorrência da Covid-19, e para tanto, foram realizadas para públicos de diferentes unidades em cada dia. Como ocorreram no Cenforpe, que possui capacidade para 600 pessoas, foi possível respeitar o distanciamento. “Nós optamos por fazer neste formato presencial, pois muitos familiares não têm acesso às plataformas digitais, além disso, é uma oportunidade para tirarem qualquer dúvida que surge”, ressaltou a secretária Andrea.
“Entendemos que o planejamento em conjunto entre os sistemas educacionais e os profissionais envolvidos, favorece a integração dos educandos na próxima etapa escolar, considerando o processo formativo e seus impactos no processo de desenvolvimento humano”, finaliza Elisianne Cruzetta.
Matrículas e rematrículas
As matrículas e rematrículas da rede estadual estão sendo realizadas até o dia 18 de dezembro pelo site www.areadoaluno.seed.pr.gov.br. Já para a rede municipal, as rematrículas estão sendo feitas automaticamente pela Secretaria de Educação, para posteriores ajustes, como atualização cadastral. No caso de novos cadastros, os detalhes podem ser consultados no site da prefeitura: www.pinhais.pr.gov.br, acessar os destaques (banner rotativo)> Chamada Escolar Pública.