Marcio Wozniack pede à população que retome os cuidados contra o coronavírus

Marcio Wozniack pede à população que retome os cuidados contra o coronavírus

Marcio Wozniack
O prefeito de Fazenda Rio Grande visitou a UPA do município e, em live no horário do almoço, falou da situação preocupante

Fazenda Rio Grande registrou 400 novos casos de Covid-19 nas duas primeiras semanas do mês de novembro, número que levou 120 dias para ser alcançados nos primeiros meses da pandemia no município. Para o prefeito Marcio Wozniack, o aumento representa um alerta à população para que retome, com urgência, as medidas de proteção contra o coronavírus.

Na manhã de quarta-feira, dia 25, o prefeito visitou a UPA do município e, em live no horário do almoço, falou da situação preocupante e também do quão lotada estava a unidade. Acompanhado do médico da família, dr. Luiz Felipe Bruschi, o prefeito também disse que um novo decreto deve entrar em vigor, com novas medidas restritivas.

“Já determinamos que não faremos nada que promova aglomeração de pessoas no final do ano. [Isso] está sendo seguido por vários municípios do Paraná, litoral, inclusive. Até Santa Catarina proibiu vários eventos porque a coisa é séria. Nenhum prefeito, ninguém ia fazer um regramento que tirasse esses eventos porque é onde o comércio mais vende. Nós estamos cuidando disso pra evitar que as pessoas se aglomerem. Temos que ter bom senso nesse momento, é um momento difícil, mas temos que passar por isso, não tem outra forma. E pra passar por isso, é com a colaboração e o entendimento de todos”, disse.

De acordo com o dr. Luiz Felipe, trata-se de uma segunda onda de contágio. Isso porque além de apresentarmos um novo pico de contágio após uma taxa baixa, os jovens estão sendo acometidos gravemente, característica da segunda onda de Covid em outros países. Ele afirma que é hora de todos colaborarem e somente procurar atendimento presencial em casos de urgência que, para a Covid, são febre por mais de 24h e falta de ar. Em outros casos, a indicação é buscar teleatendimento.

“A nossa equipe de saúde está pronta pra atender a população, mas a gente não vai dar conta, assim como os países de primeiro mundo também não deram, se não houver essa mobilização geral em torno da nossa saúde pública”, pontuou.

Apesar dos anúncios sobre os últimos testes em vacinas contra o vírus, o médico garante que, mesmo com a vacina pronta, ela demoraria a chegar para todos os brasileiros, levando cerca de um ano para imunizar a todos.

O prefeito Marcio também disse que não há intenção de fechar os comércios nesse momento, considerando que muitos empresários dependem desse período. Entretanto, que será necessário o entendimento da população e dos comerciantes em seguir rigorosamente as medidas de proteção, sob pena de multa para os proprietários que não seguirem. Ele ainda falou definir um regramento único entre os municípios da região metropolitana.

“O regramento único é fundamental para continuar salvando vidas. As ações que foram tomadas pelos prefeitos da região metropolitana salvaram vidas. Eu lembro de uma live que nós fizemos, dizendo que era pra termos chego em torno de 200 óbitos em Fazenda Rio Grande no mês de julho pela média morte que vinha da Europa e outras cidades do Brasil. E nós chegamos naquele mesmo período a pouco mais de 60 pessoas em estado de óbito”, ressaltou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress