A Secretaria de Saúde de Pinhais prossegue com as campanhas de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite. As imunizações estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família do município e, devido à baixa cobertura, os órgãos de saúde fazem um alerta para que as pessoas se vacinem.
A vacinação contra a poliomielite é dirigida a crianças de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A dose é oral, com a aplicação de duas gotinhas em cada criança. Já a campanha de multivacinação oferece todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional na faixa etária indicada, entre elas as que previnem contra a tuberculose, hepatite B, meningite, pneumonia, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano, diarreia, varicela e contra o HPV.
As vacinas representam imunidade e proteção, por isso, é preciso que aqueles que não tomaram a dose, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Basta apenas comparecer ao local e levar documento e a carteirinha de vacinação.
Poliomielite
Também chamada de paralisia infantil, esta é uma doença causada pelos tipos 1 e 3 do poliovírus, que não tem cura e é altamente contagiosa. Ela acomete principalmente crianças até os 5 anos de idade, mas também pode infectar adultos que não foram imunizados. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas, mas isso não impede o contágio para as demais. Contudo, ainda assim, há manifestações graves da doença que podem causar paralisia e levar à morte. Para prevenir, não há outra opção, senão a vacina, que deve ser ministrada em todas as crianças menores de 5 anos.
Serviço
As Campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite ocorrem nas 11 Unidades de Saúde da Família de Pinhais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e nas Unidades de Saúde da Família Ana Neri, Weissópolis e Maria Antonieta das até as 19h.