O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PSD), destaca as eleições municipais do domingo (15/11), desejando a todos boas eleições e que a democracia se faça presente em todos os momentos. “Enfrentamos uma campanha das mais difíceis, por conta das restrições trazidas pela pandemia. Uma campanha bastante atípica com pouco tempo para discutirmos propostas. Mas, a democracia necessita estar presente e escolher quem vai administrar as cidades pelos próximos quatro anos é imprescindível. A expectativa é a de que tenhamos um domingo tranquilo, de respeito à democracia, à escolha do eleitor e aos adversários. Cumprir a legislação eleitoral é um imperativo àqueles que se pretendem representantes do município e seu povo. Se queremos uma política melhor, de mais qualidade e credibilidade, temos de fazer valer a democracia, com respeito e aceitando as regras do jogo. O eleitor pinhaiense é qualificado, consciente, e acredito que saberá fazer suas escolhas para prefeito e vereador com base na seriedade, trabalho, biografia e honestidade dos candidatos. Peço que avaliem bem suas escolhas, pois serão quatro anos de mandato. Quatro anos em que a cidade será administrada por representantes do povo, tanto na Câmara como na Prefeitura. Bons políticos demonstram que são servidores públicos que estão em seus cargos para trabalhar pela população, defender interesses e demandas do povo. As pessoas são o que fazem e já fizeram, não o que falam. Pediria que prestem atenção nas ações dos candidatos, muito mais do que nas palavras. Palavras ao vento qualquer um é capaz de falar. Mas, fazer acontecer, transformar uma cidade, levar serviços públicos de qualidade à comunidade, não é qualquer um que faz. Voto consciente e com responsabilidade é o que transforma a política, pensando no bem comum, no futuro de nosso município”, lembra.
Vereador Airton lamenta profusão de fake news e de boatos durante campanha
O Vereador Airton (PSC) destacou que esse período eleitoral tem sido benéfico, inclusive, para a reflexão, em razão dos ataques entre adversários durante a campanha. “Muitos candidatos estão atacando adversários, inclusive, partindo para o lado pessoal. Eu tive esse problema. Houve gente querendo até mostrar suposto dossiê para me prejudicar. Sempre fazem isso somente em período de campanha, quando temos pouco tempo para provar na justiça. Houve uma eleição em que arranjaram até uma suposta segunda família para mim. Em outra, eu seria amante da minha assessora. Ou seja, partem até para ataques pessoais”, lamentou.
Fake news
Sobre as fake news, também muito presentes durante a campanha, o parlamentar alertou para a necessidade de cuidado ao compartilhar na internet. “Tivemos essa fake news contra a Marli nessa semana, usaram até fotos de São José dos Pinhais, de Colombo. Dias antes, havia deparado na internet com essas fotos e não imaginei que chegariam ao ponto de criarem uma fake news usando fotos de outro município. É muito importante que verifiquemos bem se não se trata de fake news antes de dar crédito a esses materiais e compartilhá-los. Antes, eram três meses de campanha. Agora, são apenas 45 dias. Não vamos virar inimigos por causa de tão poucos dias, destruindo bandeiras, provocando brigas. Mostrar trabalho, a quem já está na política, e apresentar propostas viáveis, boas, a quem está ingressando na política, é o melhor caminho. A campanha tem de ter respeito a todos. Tem gente que conquista uma cadeira aqui na Casa com menos de mil votos, não há necessidade de tanta briga. Disse a um candidato, dias atrás, que sempre tivemos ética com os vereadores da Casa e com os que estão iniciando. Temos de ser companheiros. Temos um único objetivo, aqui: o povo”, concluiu.
É hora do eleitor bem avaliar os candidatos, a biografia, o trabalho e o caráter, enfatiza Carlinhos do Eliza
O Vereador Carlinhos do Eliza (PSB) iniciou seu discurso no Grande Expediente enviando os pêsames à família de seu assessor de gabinete, José Carlos, falecido no último domingo (07). “Pouco antes da carreata de domingo, o nosso estimado assessor faleceu repentinamente, vítima de um infarto. Que Deus conforte a sua família. O José Carlos iria aposentar-se no início de janeiro do ano que vem e tinha planos de curtir sua aposentadoria, com viagens, passeios. Infelizmente, não deu tempo. Por isso, temos de aproveitar mais o momento, pois não sabemos o dia de amanhã. Meus sentimentos a toda família e que encontrem conforto em seus corações”, expressou.
Sobre as eleições, lembrou do dia da votação, no domingo próximo, desejando a todos os candidatos boa sorte. “Andei por aí na campanha, cada um tem seu trabalho, seu público e ainda há os novos buscando seu espaço. É hora do eleitor ver o trabalho, a biografia, o caráter dos candidatos. De avaliar bem, ao invés de votar o candidato que encontrou em um santinho na última hora. Desejo uma boa eleição a todos, de tranquilidade e respeito à democracia”, desejou.
Representatividade democrática na Casa
O vereador comentou que a Casa atualmente é composta por uma representatividade bastante democrática. “Temos vereador da bancada evangélica, um representante do comércio, uma professora, um advogado, uma enfermeira, enfim, é bem balanceada. Todos debatendo o que é melhor para Pinhais, analisando bem os projetos. Política é o dia-a-dia, é o momento, são calçadas, asfalto, é saúde, educação. Em qualquer lugar, em qualquer atividade, a política está presente. Não dá para dizer que ninguém presta por que a política está no nosso cotidiano e não podemos fugir dela. Temos gente aqui na Casa que debate, que discute projetos, que busca o melhor para a comunidade. Que tenhamos um domingo de paz, de tranquilidade nas eleições. Respeitar o voto, sem compra de votos, sem forçar a barra, sem extrapolar a lei. Tem gente que pensa que se ganha eleição com dinheiro. Não se ganha com dinheiro, mas mostrando trabalho. É hora de avaliar bem os candidatos. Serão quatro anos de mandato. Desejo uma boa eleição a todos”, finalizou.