A lei que garante a mamografia na rede pública de saúde para todas as mulheres no Estado do Paraná, de autoria do deputado Ney Leprevost, está completando 10 anos.
Ano a ano o número de paranaenses que fazem o exame da mamografia está aumentando. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, 1,6 milhão de mulheres já utilizaram o benefício. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura do câncer de mama.
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, até o mês de junho deste ano, o Estado já realizou 92.642 mamografias. Para oferecer os testes gratuitamente, o Paraná conta com 184 mamógrafos no Sistema Único de Saúde (SUS) distribuído nas 22 Regionais de Saúde.
“A intenção do Outubro Rosa é sensibilizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame. Vale lembrar que o câncer de mama, se for detectado no início, tem grandes chances de cura”, garante Leprevost.
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é raro e representa apenas 1% do total de casos. Relativamente raro antes dos 35 anos, depois sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
A estimativa do INCA para o triênio 2020-2022 é de mais de 66 mil casos novos a cada 100 mil mulheres atendidas.