Na segunda-feira, dia 10 de agosto, data em que a Polícia Militar do Paraná completou 166 anos, a Prefeitura de Piraquara e o Batalhão de Operações Especiais assinaram um termo de cooperação mútua. O ato foi formalizado pelo prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho Soares, e pelo comandante do BOPE, major Machado.
O convênio prevê a execução, por parte do município, de adequações da sede da Companhia de Polícia de Choque e do Centro de Ensino e Instrução do BOPE, recém instalados no antigo imóvel do Corpo de Bombeiros, na Rodovia João Leopoldo Jacomel. Em contrapartida, serão reforçadas as ações preventivas e repressivas de segurança na cidade, e instituído um programa para o atendimento de estudantes do município no contraturno.
O prefeito Marquinhos destacou a parceria entre Piraquara e o Governo do Paraná, por meio da SESP, e os benefícios para a população. “É um privilégio para o município sediar uma companhia de elite da Polícia Militar e, ao mesmo tempo, contribuir com a formação dos nossos jovens. A SESP é nossa parceira em todas as áreas em que atua em Piraquara, e isso reflete na melhoria da segurança dos piraquarenses”, ressaltou.
“Com o convênio, a cidade passa a ter maior movimentação de viaturas e de equipes policiais nas ruas, o que ajuda a coibir a criminalidade. É importante para a Secretaria da Segurança Pública esse termo para que possamos, daqui para frente, ter um local bom para que os policiais possam desenvolver seu trabalho de maneira eficiente, sempre passando no bem estar da população”, disse o secretário Marinho.
Segundo o comandante do BOPE, major Marcio Antônio Machado Pereira, a sede da Companhia de Choque também sediará instruções e capacitações para militares estaduais do BOPE e de outras unidades da PM, por isso a importância da revitalização do espaço. “Vamos ter uma movimentação muito grande de vários policiais de outros batalhões com esses cursos. A região será bem policiada com o ir e vir de viaturas para o deslocamento da instrução e com a 1ª Companhia de Choque fazendo o policiamento da área”, destacou.
Também participaram do ato o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Girlei Eduardo de Lima, o comandante da Companhia de Polícia de Choque, capitão Antônio Carlos dos Santos, o assessor civil da Sesp, delegado Vinícius Augustus de Carvalho, o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Ricardo Fernandes, o capitão Rodolfo Kredens Silva e a tenente Cibelle Toniolo, ambos pertencentes ao BOPE.