UPA Afonso Pena tem atendimento odontológico de urgência

UPA Afonso Pena tem atendimento odontológico de urgência

odontologia_upaAP_foto_antonio_bobrowec1

 

Há três meses em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena já atendeu mais de 400 pacientes com o programa de Odontologia de Urgência. Ele funciona das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 16h nos sábados, domingos e feriados. Devem utilizar o serviço pacientes com dores dentárias agudas, sangramento e com traumatismo. Nos casos para limpeza e restauração, a comunidade deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro.

“A Prefeitura de São José dos Pinhais, sempre buscando atender melhor ao munícipe que procura o serviço público de saúde, resolveu desde a inauguração da UPA Afonso Pena oferecer um atendimento especial também para os pacientes de urgência e emergência odontológica. Ele funciona nos horários em que não estão abertas as Unidade de Saúde, ou seja, à noite, finais de semanas e feriados”, disse o diretor do Departamento de Urgência e Emergência de São José dos Pinhais, Rafael Antonio Gabriel.

Para o cirurgião dentista José Marques, ter o atendimento odontológico de urgência em São José dos Pinhais é um privilégio que poucos municípios têm, resultando em comodidade e qualidade no serviço de saúde bucal. “O atendimento de emergência em odontologia evita que o paciente daqui saia da Cidade para ser atendido em Curitiba, por exemplo. E a procura tem sido grande, mostrando o quanto é importante esse programa dentro da UPA Afonso Pena”, afirma.

Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde frisa que o serviço é específico para casos odontológicos graves. Para as demandas de limpeza e restauração, o munícipe deve buscar o serviço na Unidade de Saúde do seu bairro. “Quase todas as Unidades de Saúde de São José dos Pinhais possuem o atendimento de odontologia aos munícipes. Ele funciona em horário comercial e é oferecido gratuitamente. No caso do atendimento especializado de odontologia na UPA Afonso Pena, é uma forma de atender os pacientes em estado crítico, que incluem os que venham a ter dores agudas, abscessos dentários, sangramentos e traumatismo”, enfatiza a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Cristiane M. de Oliveira.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress