Através de decreto publicado no final da tarde de quarta-feira, 05, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande designou competência à Secretaria Municipal de Saúde para adotar regramentos para possíveis autorizações de retomadas de atividades comerciais e sociais na cidade. Desta forma, a secretaria emitiu nota orientativa de regramento para o funcionamento do comércio geral de rua, válido para o próximo sábado, dia 08/08, véspera do Dia dos Pais.
A confirmação desta flexibilização ao comércio foi feita pelo prefeito Marcio Wozniack em reunião com representantes do comércio local, juntamente com a ACINFAZ (Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande), que se fez presente através de seu presidente, Gastão Fabiano Gonchorovski, e ainda com as participações da secretária de Saúde, Irani dos Santos, e do vereador Rafael Campaner.
O comércio, através desta nova publicação, poderá funcionar no período das 10h às 18h, cumprindo todas exigências sanitárias definidas pela Secretaria de Saúde, tanto para o público como para seus colaboradores (funcionários), além de ter que garantir a não aglomeração de pessoas em seus recintos.
O regramento da Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande também está permitindo o funcionamento, neste próximo sábado, de shopping center, galerias e centros comerciais no horário entre as 12h às 20h, que no caso de possuírem praça de alimentação em seus interiores, deverão seguir a nota orientativa 03/2020.
Mesmo diante da flexibilização para as atividades do comércio de rua em Fazenda Rio Grande, permanece mantida a proibição de acesso de pessoas do grupo de risco (adultos acima de 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e crianças menores de 12 anos).
Na reunião com os representantes do setor comercial da cidade, o prefeito Marcio, mais uma vez, voltou a pedir a colaboração para o cumprimento das normas sanitárias que são fundamentais para conter o avanço do contágio por coronavírus em Fazenda Rio Grande. “Estamos todos retomando com muita cautela às atividades, porém não podemos descuidar da prevenção, pois a pandemia não acabou. E para vivermos esse chamado novo normal, cada um tem que continuar fazendo sua parte”, disse o prefeito, referindo-se às responsabilidades de cada cidadão ou setor da sociedade.