Desde o início da pandemia, os profissionais que atuam na Prefeitura de Pinhais procuram se adaptar a esta nova realidade e criar soluções inovadoras. E uma das áreas que mais demanda este tipo de postura é a educação. Tendo em vista este desafio diário de atender a população diante deste novo cenário, a equipe da Secretaria de Educação desenvolveu um almanaque e uma revista para serem entregues aos alunos da rede municipal.
De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Kelly Panini, os materiais são direcionados aos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental e fazem parte do projeto Educar e Proteger: saúde é vida. “Pensando na obrigatoriedade do cumprimento das 800 horas anuais de trabalho com os educandos, vimos a necessidade de realizar um trabalho lúdico e bem contextualizado. A ideia surgiu como forma de apoio aos profissionais das unidades de ensino que estão se desdobrando para conseguirem atender todos os educandos mesmo de longe”, explica.
Além dos materiais, os profissionais também produziram um vídeo explicativo que serve como orientação aos pais e responsáveis sobre a maneira de conduzir as atividades recomendadas. A entrega está sendo feita juntamente como os blocos de atividades e seguem todas as recomendações de higiene em prevenção ao novo coronavírus. Os materiais servem como complementação da carga horária das atividades pedagógicas não presenciais.
No almanaque “Cuide-se”, desenvolvido para os alunos do Ensino Fundamental, encontram-se caça-palavras, cruzadinhas, história em quadrinhos, jogo da memória, entre outros tipos de entretenimento. De uma forma lúdica e colorida, também traz informações sobre as formas de prevenção e cuidados relativos à Covid-19.
Já a revista “Cuide-se”, voltada para os alunos da Educação Infantil, contém propostas de brincadeiras, conversas, jogos, desenhos, entre outras, para os pais ou responsáveis desenvolverem com as crianças. Com uma linguagem fácil, as atividades sugeridas abordam temáticas que são pertinentes a esta nova realidade vivida pelas crianças e trazem mensagens de cuidados importantes para o bem-estar físico e emocional das famílias.
“Muito além da aprendizagem de conteúdos, é necessário que a educação e a escola estejam na vida dos alunos e de suas famílias como parceiras, propondo e estimulando aprendizagens significativas neste período em que todos estão passando. Procuramos enfatizar sempre a importância de ficar em casa, de cuidar de si e do próximo e de seguir as orientações sobre os cuidados com a saúde”, completa Kelly.