A Secretaria de Saúde de Pinhais tem mantido a transparência na divulgação dos números relativos à Covid-19 no município. Estes dados são apresentados semanalmente e ficam à disposição da população para consulta. As informações permitem entender de que maneira está se comportando o vírus em nossa cidade, ao apresentar, por exemplo, os bairros onde há mais casos, idade e sexo dos contaminados, além da evolução dos casos confirmados. Entre os dados, observa-se que a maior incidência de contaminação está entre o gênero feminino, são quase 54% de mulheres contaminadas, já quando se trata dos óbitos, a margem é maior entre os homens (54%).
Até o momento, os levantamentos apontam que a cidade tem 1.235 casos positivos, destes 361 estão em monitoramento, 847 já são considerados recuperados e 27, infelizmente, vieram a óbito. Na classificação por idade, que inicia de 0 a 5 anos até chegar aos 80 ou mais, há infectados em todas as faixas etárias, sendo que a maior parte está no grupo de 30 a 39 anos, que representa 22,8% do total, seguido, respectivamente, por pessoas de 20 a 29 anos; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos, 60 a 69 anos; 10 a 19 anos; 70 a 79 anos; 0 a 5 anos; 80 ou mais e, por fim, de 6 a 9 anos.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, tal cenário demonstra que o vírus não atinge apenas os idosos. “Muitas pessoas creem no senso comum de que somente as pessoas mais velhas são infectadas. De fato, elas estão no grupo de risco, porém, não há restrição, qualquer pessoa está exposta ao vírus e corre o risco de ser contaminada”, ressalta a secretária.
Neste relatório semanal, intitulado Painel Covid-19, também é possível observar os casos divididos por bairros, ou seja, onde residem os munícipes testados positivos. Então, por ordem de maior número de infectados temos, primeiramente, o Weissópolis; passando para o Vargem Grande; seguido por Emiliano Perneta; Alto Tarumã; Maria Antonieta; Pineville; Atuba; Jardim Amélia; Estância Pinhais; Jardim Cláudia e Jardim Karla (empatados ambos com 76 casos); Centro; Alphaville Graciosa e, por último, Parque das Nascentes.
Ainda é possível verificar como onde estão os casos recuperados e óbitos; bem como estão evoluindo os casos, com confirmações, internações e mortes. Também são apresentados quantos destes estão em isolamento domiciliar, sendo esta a situação da grande maioria dos infectados, uma vez que apresentam um quadro clínico mais ameno, ainda assim são acompanhados pelas equipes de saúde municipais.
De acordo com Adriane da Silva Jorge Carvalho, permanecemos em estado de alerta, pois estamos diante de uma pandemia. “Estamos falando da saúde da população e o mais importante, de vidas. Por isso, continuamos reforçando a recomendação de ficarmos em casa sempre que possível, mas ao sair, usar máscara, higienizar as mãos frequentemente, não causar aglomerações, entre outras medidas. Cada um precisa fazer a sua parte para vencermos este desafio”, finaliza a secretária de Saúde.
Serviço
Em caso de dúvidas sobre o coronavírus acesse o site https://coronavirus.pinhais.pr.gov.br/ ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número (41) 98814-6838, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.