Pitanga, nome de origem tupi, significa o fruto da pitangueira. O povoamento da Serra de Pitanga, como era chamada, decorreu de fatos isolados, levados a efeito por diversos grupos. O município tem 32.645 habitantes, conformeo IBGE. Vizinho dos municípios de Santa Maria do Oeste, Manoel Ribas e Boa Ventura de São Roque, Pitanga está a 337 km de Curitiba e a 78 km de Guarapuava, a maior cidade nas proximidades.
O QUE FAZER
CACHOEIRAS
Esportes radicais são praticados nas cachoeiras em Pitanga, como por exemplo em Santo Andorinhas, na localidade Borboleta Abaixo, de propriedade particular, onde é possível praticar o rappel.
FESTAS
O FestCentro é a maior festa da região Central do Paraná. A festividade reúne shows, Feira do Comércio, rodeio, praça de alimentação e barracas com comidas típicas.
PARQUES
O Parque do Lago é o local que conta com pistas de kart e caminhada, parque infantil e centro de convenções para eventos. O espaço é procurado por visitantes e moradores da cidade.
DICAS
MIRANTE
Pitanga tem um mirante onde o Centro do Estado do Paraná está identificado. Lá encontra-se a vista panorâmica da cidade.
CAMINHOS DO PEABIRU
Conhecido como Graminha Amassada ou Gramado Amassado na língua tupi, a trilha encontra-se no meio da mata virgem, ligando o litoral brasileiro à Cordilheira dos Andes, no Peru. Antigamente, o grande trajeto era feito por índios e tropeiros, porém, hoje há apenas alguns vestígios do que realmente era o Caminho de Peabiru.
CAMINHADA INTERNACIONAL NA NATUREZA
Os 12 km de belezas naturais. O circuito passa por cachoeiras, pontos históricos e culturais de Pitanga.
PASSEIOS
Monumento do Marco Geodésico
Um dos principais pontos turísticos de Pitanga. A inauguração marca o reconhecimento do município como o Marco Geodésico Histórico do Paraná. O status foi reconhecido por lei. Desta forma, turistas podem conhecer onde fica o Centro do Paraná.
Museu Municipal Francisco Bobato
Localizado ao lado do Marco Geodésico. O acervo reúne peças que remetem à origem e evolução de Pitanga.