O turista que procura por um local acolhedor não irá se arrepender de colocar Pato Bragado no roteiro de viagens. Localizado no Oeste do estado, o município tem uma população estimada de 5.535 habitantes, de acordo com o IBGE, sendo sua economia pautada na agricultura, comércio e indústria.
A cidade faz fronteira com Entre Rios e Marechal Cândido Rondon, separada ainda do Paraguai pelo Rio Paraná. Tais águas eram muito utilizadas na época da colonização para o transporte de mercadorias, fato que deu origem ao nome da cidade, batizada em homenagem ao navio Pato Bragado, maior embarcação a ancorar no Porto Britânia naquela época.
Dentre os diversos eventos da cidade, vale destacar a tradicional Festa do Cupim, que a cada edição atrai um número crescente de visitantes. Moradores e turistas de toda região se encontram anualmente para saborear as delícias gastronômicas e prestigiar as diversas atividades como feiras de comércio e prestação de serviços. Cultura e tradição para todas as idades.
O QUE FAZER
CULTURA
O turista que desejar conhecer a história do município pode visitar o Museu Bragadense. Em seu acervo encontram-se documentos e artigos que remetem a cultura local, desde o tempo dos colonizadores.
ATIVIDADES ESPORTIVAS
Se a ideia for se exercitar, nos locais públicos da cidade é possível encontrar instalações para andar de skate, passear de bicicleta além das quadras esportivas.
DICAS
DIVIRTA-SE NAS FESTAS
Semana Farroupilha, Festa Junina, Oktoberfest, Jantar Italiano. Esses são alguns dos eventos que atraem para a cidade, turistas de diversas regiões. Cultura e diversão praticamente todo o ano.
SINTA A MAGIA NATALINA
Visitar a cidade em dezembro é se encantar com as luzes e o clima tradicional dessa época. Entre as atrações está o Natal em Canto, onde os coristas fazem as apresentações das janelas e sacada do Paço Municipal. O concurso de ornamentações natalinas abrilhanta ainda mais as ruas do município.
PASSEIOS
Porto Britânia
É inevitável se encantar com a imensidão do Rio Paraná e a vista do horizonte que culmina nas terras paraguaias. Se a terra firme não lhe basta, o turista pode ainda navegar pelas águas e contemplar a paisagem durante o passeio de barco. Um magnífico plano de fundo para belas fotografias, principalmente com o céu colorido da aurora ou lusco-fusco.
Parque das Águas
Que tal tirar o dia para um piquenique na beira do lago, aproveitando o espaço para bater uma bolinha com a família e amigos? Seja nos fins de semana ou no entardecer, o local é ponto de encontro para relaxar e praticar atividades físicas.
COMO CHEGAR
Distante 609 km da capital paranaense, o acesso até Pato Bragado se dá pela rodovia PR-495. É possível chegar também de barco, navegando pelas águas do Rio Paraná.