Prefeitura de Piraquara combate o despejo irregular de lixo no Guarituba

Prefeitura de Piraquara combate o despejo irregular de lixo no Guarituba

Além de depreciar o ambiente, o acúmulo de lixo a céu aberto traz riscos a população e contribui para a proliferação de doenças

Na quarta-feira, dia 24, a Prefeitura de Piraquara iniciou a limpeza da Avenida Philadelphia, esquina com a Rua São Jose, no bairro Guarituba. A empresa Transresíduos, responsável pelo serviço de coleta, transporte e destinação de lixo no município, realiza a separação dos resíduos para posterior intervenção da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

O local possui um histórico de ações do município por meio da Secretaria de Saúde, com Agentes de Combate a Endemias na prevenção à dengue, Secretaria de Meio Ambiente com fiscalização ambiental e multas, sem contar com as inúmeras limpezas. Além de depreciar o ambiente, o acúmulo de lixo a céu aberto traz riscos a população e contribui para a proliferação de doenças.

É proibido, em Piraquara, depositar, permitir a deposição ou propiciar a deposição de lixo, bens inservíveis, entulho de obra ou resíduos de poda em terrenos baldios, imóveis públicos ou privados, bem como em encostas, rios, valas, ralos, canais, lagoas, áreas protegidas ou em qualquer outro local não autorizado pelo Poder Público.

A coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos no município são regulamentados pelas Leis Municipais 907/2007 e 897/2007, que determinam direitos e deveres do poder público e do gerador, além das sanções para quem cometer infrações. O lixo deve ser disposto para a coleta nos dias certos em frente às residências (preferencialmente em lixeiras), ou junto ao portão dos comércios.

Além da coleta regular de lixo comum e reciclável, o município dispõe do serviço de recolhimento de Poda Verde que pode ser solicitado por meio do 3590-3350.

 

Denúncias por meio do site possibilitaram a responsabilização de infratores

A Secretaria de Meio Ambiente aplicou multa, recentemente, por meio de uma denúncia encaminhada pela Ouvidoria do site da prefeitura. O denunciante flagrou um veículo despejando material ilegalmente no local e fotografou. A denúncia foi encaminhada com as fotos para a Fiscalização Ambiental por meio do atendimento online e possibilitou a identificação e responsabilização do infrator. Quem constatar o despejo de resíduo irregular ou alguma outra atividade que cause dano ambiental também pode efetuar a denúncia por meio do telefone 3590-3518. O denunciante terá a identidade preservada. Em situações de flagrante, a Polícia Militar também pode ser acionada pelo telefone 190.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress