Alguns serviços oferecidos à população não pararam, mas demandaram uma adaptação a nova realidade vivida em tempos de pandemia
A Prefeitura de Pinhais desenvolve diversas frentes de trabalho em relação ao enfrentamento da Covid-19. Alguns serviços oferecidos à população não pararam, mas demandaram uma adaptação a nova realidade vivida em tempos de pandemia. Exemplo disso são os atendimentos de demandas sociais emergenciais realizados pela Secretaria de Assistência Social do município e as atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam na Secretaria de Educação.
Os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) não sofreram interrupções e são prestados por telefone, presencialmente por agendamento e sob regime de plantão. Além disso, desde o mês de março, a Semas realiza periodicamente a distribuição de cestas básicas e kits de higiene e limpeza. A doação é destinada às famílias em vulnerabilidade social que são atendidas pela secretaria e tiveram suas atividades diretamente afetadas em decorrência da pandemia da Covid-19.
Também há uma estratégia de atendimento das pessoas em situação de rua. “Estas pessoas recebem orientações da equipe de abordagem social em relação à importância da higienização. Também é dada a opção de serem encaminhadas para um local onde será feito o acolhimento”, explica a secretária de Assistência Social, Rosângela Batista Duarte. O trabalho é feito pelos servidores do Creas e acontece no município diariamente, inclusive à noite e finais de semana.
Além da Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação (Semed) também teve que se adaptar diante da exigência do isolamento social. As aulas presenciais foram suspensas no mês de março, entretanto os profissionais continuaram atendendo por telefone e/ou e-mail, seja nas unidades escolares ou na secretaria. Atendimentos presenciais, quando necessários, são realizados mediante prévio agendamento.
E para levar informação, orientação e atividades educativas às crianças também, foi criada a página Educação Online. Desenvolvida pelos profissionais do Departamento de Ensino, a iniciativa foi elaborada para oferecer conteúdo para as crianças da rede municipal de ensino. O conteúdo digital não é obrigatório e nem avaliativo, apenas uma opção com atividades lúdicas e recreativas que ajudam os pais a fazerem atividades com seus filhos em casa.
Desde o início de junho, as escolas municipais disponibilizaram aos alunos o “bloco de atividades”, material impresso com conteúdo pedagógico para ser realizado pelas crianças em casa. Esta ação contará como carga horária de reposição de aulas. Os professores das unidades de ensino estão à disposição para sanar dúvidas e orientar os alunos por meio dos canais de comunicação ofertados pela escola. O conteúdo foi desenvolvido pela Semed com vários exercícios que tem como base a proposta curricular de cada ano ou etapa da rede municipal de ensino. Os alunos trabalham nove áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física, Ensino Religioso e Tecnologia Educacional.
Para os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil, a Semed oferece um serviço diferente. De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, os materiais enviados aos pais seguem orientações do parecer do Conselho Nacional de Educação. “Neste momento de isolamento, os profissionais desenvolvem conteúdos lúdicos que proporcionam interação entre a criança e sua família. Temos enviados brincadeiras, jogos, vídeos de contação de história e atividades de movimento”, explica.