A Prefeitura de São José dos Pinhais, em uma parceria com a Secretaria de Saúde, Trânsito e Segurança, esteve no bairro realizando uma ação de conscientização
Com 41 casos já confirmados, o bairro Guatupê se encontra com um alto índice de contaminação pelo novo coronavírus. Para evitar que esses casos se agravem e aumentem na região, a Prefeitura de São José dos Pinhais, em uma parceria com a Secretaria de Saúde, Trânsito e Segurança, esteve no bairro realizando uma ação de conscientização.
Durante o dia, agentes da saúde estiveram nas ruas do bairro promovendo a distribuição de materiais informativos em comércios e residências, além de distribuir equipamentos de proteção individual para transeuntes que estavam sem a máscara.
Para a secretária de Saúde, Debora Chemin, a prefeitura está fiscalizando e orientando a população para que todos façam a sua parte. “Nós estamos no ápice da contaminação. Hoje a gente precisa cuidar para você ou seu familiar não ir a óbito.
Precisamos fazer um alerta, por isso fazemos um apelo, a Secretaria de Saúde está aqui com todos os agentes comunitários, profissionais da Secretaria de Saúde, da Unidade, pessoal multiprofissional, para orientar, conversar com a população que tem que usar a máscara, tem que lavar a mão, não dá para ir para o mercado com a família inteira!”, afirmou a secretária de Saúde.
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Odevair Mathias, a ação massiva foi realizada no bairro Guatupê principalmente pelos altos registros de casos. “Um dos bairros que aumentou demais o número de casos positivos foi a região do grande Guatupê. Temos hoje, oficialmente, 41 casos positivos, e logicamente, o número de óbitos também nessa região, é uma das regiões que mais constatou o óbito devido ao Covid-19”, explicou.
Além da conscientização nas ruas do bairro, um carro de som com orientações de prevenção transitou pelo local, informando para a população sobre os principais cuidados, tais como a utilização obrigatória da máscara, além da limpeza constante das mãos. A Secretaria de Saúde segue trabalhando na linha de frente, reforçando e pedindo a todos, os cuidados necessários para o enfrentamento ao novo vírus.