O corpo de servidores qualificados e competentes também tem sido fundamental ao cumprimento do plano de governo, acrescenta a Prefeita, que é pré-candidata à reeleição pelo PSD.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Como a senhora avalia sua gestão? Quais as maiores dificuldades e acertos? Pode-se dizer que o plano de governo foi cumprido de modo satisfatório e que a continuidade à gestão do então Prefeito Luizão tem ocorrido?
Prefeita Marli Paulino: Avalio de forma muito positiva. Aliás, fizemos muito mais do que estava no plano de governo. Um exemplo disso é o Parque das Águas e o Parcão. Assumimos a Prefeitura com o desafio de manter o excelente trabalho que vínhamos realizando com o então prefeito Luizão. Assumimos em um momento desafiador, em que a economia do país estava ruim e precisávamos continuar com os investimentos. E conseguimos, mesmo com um cenário complicado, fazer a cidade crescer, implantar projetos e manter nossos compromissos.
Importante destacar que eu e a vice-prefeita Rosa Maria temos nos empenhado para fazer de Pinhais uma cidade cada vez melhor. E este bom resultado tem sido alcançado graças à dedicação dos servidores e a uma equipe técnica qualificada que pensam a cidade não só para uma gestão, mas a longo prazo.
A Gazeta: Entre as áreas mais desafiadoras, está a área de saúde. Uma das propostas de campanha foi ampliar o acesso às especialidades médicas, como procedimentos cirúrgicos, consultas e exames, o que depende de parceria com o Governo do Estado, por se tratarem de procedimentos de média e alta complexidade. Os mutirões da saúde realizados trouxeram essa possibilidade, atendendo a milhares de pacientes. Qual o alcance desse mutirões, em números? Há possibilidade de mais um mutirão ainda este ano, em face das dificuldades impostas pela pandemia?
Prefeita Marli: A área da saúde é um desafio para qualquer gestor porque mexe com aquilo que temos de mais importante que é a vida. O atendimento de especialidades médicas é realizado pelo Governo do Estado, mas sabemos que a demanda é muito grande e as pessoas ficam anos na fila esperando por uma consulta. Por isso, aqui em Pinhais, nós implantamos os mutirões de saúde, para procedimentos cirúrgicos, consultas e exames especializados. Já foram realizados, em parceria com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná, seis mutirões de saúde e mais de 12 mil pacientes foram atendidos.
Tínhamos um mutirão previsto para março, mas devido à pandemia, tivemos que cancelar. E não podemos realizar outro até terminar esta situação, devido ao grande número de usuários atendidos nestes eventos.
A Gazeta: Outra proposta de campanha para a saúde foi a de aprimorar o atendimento nas Unidades de Saúde, na UPA 24 horas e no Hospital Municipal. Como a Secretaria de Saúde tem investido para qualificar o atendimento, desde a marcação de consulta, passando pelo atendimento do plantão na UPA e também no Hospital?
Prefeita Marli: Nos últimos anos, temos investido muito em reformas e ampliações das Unidades de Saúde, que são a porta de entrada para o atendimento da população. Só no primeiro quadrimestre de 2020, quase 155 mil atendimentos foram realizados nestes equipamentos. Implantamos em Pinhais o “Acesso Avançado”, que trouxe mudanças na forma de agendamento das pessoas que procuram as USF. Agora, a população não precisa chegar de madrugada, visto que as unidades abrem às 7h e todos os dias são disponibilizadas consultas médicas. Além disso, implantamos o horário estendido das 7h às 19h, que já funciona em três unidades, para que o trabalhador que não tem tempo durante o dia possa ter um horário especial para cuidar da saúde.
Já na UPA, implantamos a presença do agente de fluxo, um profissional da Enfermagem, que tem um olhar minucioso para direcionar o andamento dos atendimentos. E, no fim do ano passado, o Instituto Nacional de Ciências da Saúde, entidade que administra a UPA, realizou um processo seletivo para a qualificação dos profissionais com objetivo de melhorar os serviços de saúde.
Enfim, temos investido muito em saúde. Sempre pensando em melhores condições de trabalho e atendimento à nossa população.
A Gazeta: Como tem sido a substituição dos médicos que deixaram o extinto programa Mais Médicos? Atualmente, qual o déficit em profissionais de medicina no SUS do município? Como o Governo Federal tem contribuído para a reposição desses médicos do extinto programa?
Prefeita Marli: O cancelamento do Programa Mais Médicos, pelo Governo Federal, causou um grande impacto, pois, o município teve que repor profissionais com recursos próprios, aumentando os gastos. Mas, por conta da pandemia, a questão foi reconsiderada e em caráter de excepcionalidade, o Programa Mais Médicos foi mantido por mais um ano, para o enfrentamento da Covid-19. Desta forma, estão sendo recontratados os 13 médicos participantes do programa.
A Gazeta: Em relação a atendimento em Odontologia, umas das promessas de campanha foi a de investir na oferta desse serviço em saúde. Quais os investimentos da gestão em serviços odontológicos?
Prefeita Marli: Ampliamos o atendimento odontológico com a contratação de equipes de saúde bucal e reestruturamos este serviço nas Unidades de Saúde. E já temos planos para ampliar nas regiões que ainda não contam com as clínicas. Só no primeiro quadrimestre deste ano, foram realizados mais de 35 mil procedimentos pelas equipes de saúde bucal e ao longo dos últimos anos foram investidos mais de R$ 1,2 milhão.
A Gazeta: O trabalho da Guarda Municipal conta com o auxílio de um equipamento muito importante, que são as câmeras de monitoramento. Atualmente, com quantas câmeras o município conta e como esse sistema tem auxiliado o trabalho da GM e das polícias?
Prefeita Marli: A Guarda Municipal de Pinhais conta com um dos mais modernos Centros de Monitoramento, monitorando 24 horas por dia as principais ruas e prédios públicos. Hoje são quase 400 câmeras que permitem um controle ainda maior pela Guarda Municipal. E não podemos deixar de citar a integração entre a Guarda e a Polícia Militar, com a realização de blitzes e trabalhos conjuntos, os quais resultam em mais segurança para a população de Pinhais.
A Gazeta: De que forma os módulos móveis da Guarda Municipal contribuem para melhorar o combate à criminalidade? Com quantos módulos móveis a GM conta, atualmente?
Prefeita Marli: Temos um módulo móvel em ação, e acabamos de adquirir outro, que está em fase de liberação. Com o módulo, a GM atua na prevenção e aproximação da corporação com a comunidade. Também contamos com três módulos fixos em pontos estratégicos.
Quando criamos a GM em 2009, a ideia era de uma instituição que atuasse na defesa do patrimônio, mas que estivesse também a frente do combate à criminalidade. Hoje temos uma Guarda atuante e os índices de criminalidade caíram muito em Pinhais. Criamos a ROMU, um grupo ostensivo especializado que apresenta um excelente trabalho e ótimos resultados. Além disso, a GM de Pinhais foi pioneira ao implantar o aplicativo 153 cidadão com atendimentos à população e às mulheres ameaçadas ou em situação de risco (Lei Maria da Penha). Hoje podemos dizer que a Guarda Municipal é um dos orgulhos da nossa cidade. Vamos trabalhar para que esta corporação continue desempenhando este trabalho em bem atender a nossa população.
A Gazeta: Desde a gestão do Luizão Goulart, a Prefeitura tem investido amplamente no combate às enchentes. Atualmente, é possível afirmar que o problema está praticamente eliminado no município, à exceção de alguns pontos isolados de alagamento. Como a sua gestão tem dado continuidade a esse amplo programa de prevenção às enchentes? Quais as ações permanentes?
Prefeita Marli: Pinhais sofria muito com enchentes. Com um trabalho cuidadoso com os rios da nossa cidade, conseguimos mudar esse panorama. Outros serviços que fazemos em Pinhais e que contribuem para a contenção de enchentes é a revisão no sistema de drenagem nas ruas e a construção de calçadas em concreto poroso. O trabalho é constante. A nossa administração tem dado atenção especial aos rios de Pinhais com a constante limpeza e desassoreamento das margens, não deixando gerar acúmulo de lixo. Temos feito a nossa parte e precisamos também contar com a ajuda da população.
A Gazeta: Integrar os parques lineares de forma sustentável foi uma das propostas de campanha para o meio ambiente. Como a senhora avalia o atendimento a essa proposta?
Prefeita Marli: Pinhais é destaque em gestão ambiental. Isso também é um orgulho para a nossa cidade. Ao longo dos últimos anos, trabalhamos incansavelmente e implantamos políticas de educação ambiental que hoje fazem com que Pinhais seja referência nesse assunto. Os Parques Lineares às margens dos rios Palmital, Iraí e Atuba reconstituíram espaços verdes e criaram locais de promoção ao lazer para toda a família, com pista de caminhada, ciclovia, academia e canchas esportivas. É no Parque Linear do Atuba, por exemplo, que foi inaugurado no ano passado o Parcão, um espaço voltado aos cães. Temos servidores muito empenhados em realizar o melhor para Pinhais, não só na área do meio ambiente, como em todas as outras.