Vereador MarcinhoO presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Marcinho (PSD), pediu à população para redobrar os cuidados com a prevenção à dengue já que, a partir da volta das chuvas, novos criadouros para o mosquito podem ter surgido na cidade.
Também enfatizou a importância dos munícipes atenderem aos agentes de combate às endemias em suas residências, tendo em vista que eles tem encontrado muitos endereços fechados. “Os profissionais não têm contato com os moradores ao entrarem e adotam todas as medidas sanitárias para evitar contaminação por Covid-19. Assim, as visitas não oferecem risco.
Pedimos para que os moradores também façam vistorias em suas casas, nos quintais, para verificar se não há possíveis criadouros, como pneus velho, poças d´agua, água parada debaixo de vasos de plantas, de entulhos. O mosquito Aedes aegyptus transmite, além da dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. Segundo a Vigilância Ambiental, já estamos com 75 focos do mosquito, e isto é um problema sério”, alertou.
O parlamentar ressaltou ainda que os agentes estão sempre uniformizados, identificados com coletes e crachás da Secretaria de Saúde de Pinhais, e sempre que o morador estiver com alguma dúvida em relação ao trabalho dos agentes pode ligar para a Vigilância Ambiental.
Fique de olho
A orientação da Vigilância Ambiental de Pinhais é para que se observem todos os tipos de criadouros para o controle ao mosquito e além da prevenção, que deve se estender mesmo em dias mais frios, é importante prestar atenção em pneus velhos, quintais, pratos ou vasilhas de plantas, caixas d’água, antenas parabólicas, grades/portões, troncos ocos de árvores, terrenos baldios, piscinas, vasos sanitários, ralos e demais mobiliários e recipientes que possam acumular água. É sempre bom lembrar que os ovos do mosquito permanecem viáveis por até 450 dias e se transformam em larvas e depois em mosquitos.
Serviço
Para obter informações, tirar dúvidas ou esclarecimentos sobre o assunto entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.
Airton Silva esclarece sobre importância da legalidade de projetos aprovados na Comissão de Justiça e Redação
O vereador Airton Silva (PSC) esclareceu na tribuna a não-aprovação pela Comissão de Justiça e Redação de projeto relativo à proibição da venda de narguilé a menores de idade no município. O parlamentar explicou que se trata de um tema já contemplado por lei federal, a Lei Antifumo, que proíbe a venda de fumo, tabaco e similares a menores de idade em todo o território nacional. “Já contamos com lei federal que contempla esse assunto. Conforme já esclareci aqui na tribuna, a comissão não vai mais aceitar projetos de lei mal elaborados, sem que o autor consinta que este seja reelaborado pela comissão. Já houve situações em que pedimos para o autor do projeto alterar itens mal elaborados, mas não houve consentimento. Então, não podemos aprovar algo que contém erros. Podemos legislar sobre espaços públicos, parques, praças, mas quando se trata de espaço privados. Sobre o narguilé, a própria lei federal já inclui esse tipo de fumo. Mas, o vereador não quis adequar a lei, se ele autorizasse a adequação, mas não autorizou. E não podemos legislar sobre algo que vai além do que a lei federal delimita”, esclareceu.
Projetos de lei viáveis
O vereador frisou que a comissão procura não levar a plenário projetos polêmicos, inconstitucionais ou que não terão efetividade, na prática. “Projetos dessa natureza não serão aprovados na comissão de Justiça e Redação. Se chegou ao plenário, é porque foi bem elaborado, não é inconstitucional e se trata de um projeto viável. Não é sensato aprovarmos projetos que visem dificultar ainda mais a atividade comercial, visto que os empresários já encontram dificuldades para sobreviver com a alta carga tributária. Quantas leis já temos e que não foram viabilizadas? Não adianta aprovar aqui e jogar para a prefeita vetar. Nas comissões, não há culpados. Há responsabilidade de todos. As decisões são em conjunto. Não aprovamos nada a toque de caixa, sem análise e debates. Todos os vereadores já são avisados com antecedência quando chega um novo projeto para análise. Ninguém pode alegar falta de tempo para analisá-los. Também não travamos projetos para dar tempo de barganhar com o Executivo. Buscamos o máximo de celeridade na tramitação dos projetos nas comissões, mas tudo com análise e debates prévios. Não fazemos como em Brasília, onde se segura projetos, ou vota-se matérias que irão complicar o Poder Executivo, que terá de vetá-los. Aqui, isso não acontece. É prerrogativa do vereador votar projetos desde que não onerem o Poder Executivo, isso o vereador tem de estar ciente, também”, frisou.
Vereador Carlinhos do Eliza elenca obras de infraestrutura realizadas pela prefeitura
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) enalteceu na tribuna as obras recentes que têm sido feitas no município, começando pelas calçadas e estacionamento à Rua Crescêncio Batista. “Visitei a via para ver como estão as obras e já dá para ver como vão ficar, com o esboço do estacionamento já demarcado e as calçadas à entrada das casas, com os jardins que serão plantados. Vai ficar excelente”, pontuou.
O vereador ainda citou a Rua Helena Bachmann Mulmann, que já está com as calçadas quase finalizadas e também a Rua Arthur Nering, que ganha asfalto, duas lombadas e pintura na pista. “É muito gratificante ver tantas obras, ver a cidade se desenvolvendo. Fico muito feliz de fazer parte dessa parceria com a prefeitura, apoiando aqui na Câmara os projetos do Executivo. Muito bom saber que tudo tem nossa colaboração, que estamos sempre de olho fazendo requerimentos e aprovando projetos. Os resultados estão aí, mais qualidade de vida à população, a comunidade satisfeita”, comemorou.
Estacionamento
Na Rua Crescêncio Batista, Carlinhos reiterou a grande obra do estacionamento, que abrange a região da Escola Municipal Frei Egydio, do ginásio, do campo, do posto de saúde que será construído à esquina com a Avenida Jacob Macanhan. “Toda essa área ganhará estacionamento. Fui criado no bairro, chegando lá em 1989 e me emocionei ao ver como vai melhorar a região essa grande obra. Fico satisfeito em fazer parte de uma gestão que trabalha de verdade, que não mede esforços para fazer o melhor para a população. Parabéns à prefeita e à vice-prefeita por atenderem sempre nossos requerimentos e encaminhar projetos que representam os anseios da comunidade”, parabenizou.
Capela Mortuária
Por fim, o parlamentar também citou as obras na Rua Tiziu, no Jardim Cláudia, que ganha pavimentação asfáltica. E também contará com uma Capela Mortuária, que está sendo construída próxima à Escola Marins de Souza Santos. “Um sonho do Jardim Cláudia se realiza com essa obra da Capela Mortuária, atendendo às necessidades também do Atuba, do Pineville. É uma grande conquista do nosso mandato aqui na Casa e da gestão do Poder Executivo”, pontuou.
Duplicação
A duplicação da Avenida Maringá foi lembrada, também. “Quanto à duplicação da Maringá, deverá melhorar muito o trânsito. Uma boa extensão da via já foi duplicada, faltando mais um trecho até o conjunto Áquila”, acrescentou.
Binga reitera defesa da flexibilização do comércio, mas, com interdição a estabelecimento que descumprir medidas sanitárias
O vereador Binga (CIDADANIA) reiterou que sempre tem procurado enfatizar a necessidade de flexibilização da atividade comercial no município durante a pandemia. “Sempre vou repetir aqui da importância da flexibilização. Pois as pessoas precisam trabalhar, pagar suas contas, sustentar famílias. É claro que tudo deve ser feito com muita consciência e responsabilidade, adotando-se com rigor todas as medidas sanitárias de prevenção ao contágio. Em casos de desobediência às normas sanitárias, defendo a interdição do estabelecimento. Essa é uma forma de penalizar apenas quem descumpre as normas, pois a maioria tem cumprido”, defendeu.
O parlamentar lembrou que estamos em ano eleitoral, a data das eleições aproximando-se, sendo assim, a flexibilização do comércio revela-se importante, também, ao poder público. “Estou ouvindo o que fala o povo. A população precisa trabalhar, tem pedido pela reabertura do comércio. Nos próximos anos, os desafios às gestões serão gigantescos. Teremos de superar uma crise econômica da qual estávamos saindo quando veio a pandemia. Será preciso boa arrecadação do setor público para poder governar, executar planos de governo. Aqui em Pinhais, temos muitas demandas, como mais segurança, mais investimentos em alargamento de vias, em melhorias no trânsito, e muito mais. Já contamos com grandes obras, mas sempre as demandas aumentam a cada gestão. Para isso, é preciso dinheiro, é necessário gerar renda e arrecadação de impostos com a retomada econômica”, concluiu.