Teve início no dia 1º, segunda-feira, em todo o estado, a campanha “Junho Paraná sem Drogas”, que tem o objetivo de promover durante este mês ações de conscientização, prevenção e tratamento ao uso de substâncias químicas e drogas.
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre drogas do Paraná (Conesd), juntamente com o Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas.
Devido à pandemia do novo coronavírus, serão transmitidas lives pelo facebook e instagram do Conesd.
O uso e abuso de álcool e outras drogas por jovens são compreendidas como um grave problema social, podendo levar a uma doença crônica caracterizada pela “dependência química”. O uso indiscriminado de drogas constitui um fator de risco, ocasionando prejuízos à saúde da mente e corpo, problemas sociais, financeiros e de relacionamento na convivência familiar e na comunidade.
“Por todas essas consequências causadas, podemos afirmar que todas as pessoas são responsáveis por evitar o consumo exagerado e precoce de álcool e outras drogas e por criar um ambiente familiar e social seguro e saudável; protegendo crianças, adolescentes e adultos para que a vida seja plena, próspera e satisfatória. Por isso, se alguém precisar de ajuda, deve procurar a rede de saúde do município para receber orientação, tratamento e recuperação”, disse Ivanilde Gonçalves do Nascimento, da Gerência de Saúde Mental e Especialidades.
Em Pinhais, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), por meio da Gerência de Saúde Mental e Especialidades, é o órgão que trata desta questão no município.
Neste ano, em decorrência da pandemia do Covid-19, a XI Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que é promovida anualmente na cidade, foi cancelada.
Serviço
Quem deseja receber informações e orientação sobre o assunto pode entrar em contato pelo telefone (41) 3912-5382. O CAPS AD fica na rua Antônio Andrade, 153, no bairro Maria Antonieta.