Primeiro trecho da duplicação está praticamente finalizada, o segundo acontece entre as Ruas Umuarama e Eurípedes Morais e Silva
A segunda fase da duplicação da Avenida Maringá segue acelerada. Atualmente, equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) realizam um volumoso e complexo trabalho de melhoria no sistema de drenagem, com a abertura de córrego para escoamento da água pluvial de toda a região, além de manilhamento adequado para suportar um grande volume de água. Além disso, devido o terreno ser uma área com bastante umidade, a base onde será realizada a pavimentação recebe uma grande camada de material adequada para suportar o trânsito intenso de veículos que trafegam pela região.
A Avenida Maringá é uma importante via de Pinhais, que liga diversos bairros da cidade e praticamente faz a ligação entre Curitiba com o município de Colombo. A primeira etapa da duplicação, entre as ruas Jandaia do Sul e Umuarama, no bairro Emiliano Perneta, está praticamente concluída, e o atual trecho em obras acontece entre as ruas Umuarama e Eurípedes Morais e Silva – no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), divisa entre os bairros Emiliano Perneta e Atuba.
Entre as melhorias que a avenida recebe, nestas obras estão, além da revisão total na drenagem, construção de novas pistas com base reforçada para suportar o trânsito de veículo pesado e constante, novas vagas para estacionamento, iluminação em LED – muito mais econômica e resistente, calçada para pedestres, ciclovia e arborização realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).