A ação contou com a presença da Guarda Municipal e Vigilância Sanitária orientando a população que estava presente nos terminais sobre o uso correto da máscara
Na noite de sexta-feira (15), a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias de Segurança, Saúde, Transporte e Finanças, promoveu uma ação de fiscalização sobre o uso de máscaras no Terminal Central e Afonso Pena.
A ação contou com a presença da Guarda Municipal e Vigilância Sanitária orientando a população que estava presente nos terminais sobre o uso correto da máscara. Durante as orientações, também foi aconselhado para que os motoristas deixassem os ônibus com janelas abertas, promovendo a circulação de ar dentro do veículo, uma das recomendações para combater o novo coronavírus.
Para o secretário de Segurança, Aderson Bissoli, o objetivo da fiscalização é também manter o bom desempenho da gestão no combate ao Covid-19. “A ideia é fazer a fiscalização dos passageiros que entram nos ônibus da cidade, orientar eles com relação ao uso de máscaras. Se eventualmente alguém for encontrado sem a máscara, vamos fornecer a máscara para que a pessoa use, é uma tentativa de fazer a prevenção, buscando estratégias que as pessoas percebam a importância do uso da máscara”, enfatizou o secretário.
Os ônibus estão sendo higienizados com frequência nos terminais, e a recomendação segue para o distanciamento entre os passageiros durante a espera do ônibus, além da recomendação das janelas permanecerem sempre abertas durante a viagem.
O uso obrigatório de máscaras foi determinado em São José dos Pinhais por meio do Decreto n° 3.795, de 22 de abril de 2020, sendo obrigatório, desde então, o uso no transporte coletivo, bem como em táxis, veículos de transporte por aplicativos, além do uso em estabelecimentos em geral, e durante a circulação pela cidade, conforme a indicação normativa do Ministério da Saúde.